Imprimir

Notícias / Política MT

Leitão diz que Alckmin terá palanque forte em MT e que segurança deve dominar o “mapa do debate”

Da Redação - Ronaldo Pacheco

Enfrentando um cenário em que o deputado fluminense Jair Bolsonaro (PSL) se apresenta como justiceiro ou ‘salvador da pátria’ e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) insiste em não se assumir como ficha suja, o PSDB terá se reinventar no mapa do debate eleitoral. A avaliação partiu do líder do PSDB na Câmara Federal, deputado Nilson Leitão, pré-candidato ao Senado, ao prometer um palanque forte para o presidenciável tucano Geraldo Alckmin (SP), em Mato Grosso.   
 
Como a questão da segurança tende a “dominar o mapa do debate”, Nilson Leitão entende que Geraldo Alckmin sai na frente da concorrência, porque São Paulo registra os melhores índices. “Isso não tem como inventar nem maquiar: os melhores índices da segurança pública foram registrados em São Paulo, na gestão Alckmin. E São Paulo apresenta os melhores números”, observou ele, durante visita à redação do Olhar Direto, nesta sexta-feira (2).
 
Leia Mais:
- Taques enaltece autonomia da AL em pauta trancada com vetos; pagar emendas depende do fluxo de caixa

- Nilson Leitão é primeiro mato-grossense a assumir a liderança do PSDB na Câmara dos Deputados

Como os olhos estarão voltados para Brasília até as convenções partidárias, Leitão crê que a Câmara dos Deputados e o Senado vão centralizar as dicussões iniciais. “É certo que o Congresso Nacional vai ser o grande palanque da pré-campanha, onde estará sendo debatido, o PSDB possui um espaço enorme para crescer... veja o governador Geraldo Alckmin com quatro mandatos", justificou.
 
Envolver o eleitor na discussão de melhorias coletivas, na segurança, no geral representa outro desafio. “A classe política que deseja o bem do Brasil tem de enfrentar os temas polêmicos. Tem que ir direto ao ponto. Não dá mais para ficar com conversinha fiada. É essencial debater com serenidade, com transparência e com honestidade”, citou Leitão, que considera indispensável atrair todos para o palco político.
 
A pauta da segurança pública está sendo tratada como prioridade, num trabalho coordenado pela deputada tucana  Yeda Rorato Crusius (RS). “A segurança pública será uma pauta importantíssima. Vamos debater porque o brasileiro deseja comprar armas. Porque deseja se armar, sob o argumento de defesa própria? Porque se sente inseguro! Porque acha que o Estado brasileiro não o protege!”, ponderou o atual líder do PSDB na Câmara Federal.
 
Nesse contexto, o presidenciável do PSDB é visto como à frente dos seus principais concorrentes. “Então, o cidadão deseja ter o direito de proteger a sua família e a sua propriedade. E é por isso que existe o apelo enorme em favor das armas. E o que é que falta? Debate sobre a prevenção à violência. Creio que o presidenciável Alckmin tem condições de apresentar e executar as melhores propostas”, argumentou Nilson Leitão.
 
“O que vamos fazer para prevenir a violência? O que o município precisa fazer? Câmera de segurança? Melhora na iluminação? Programa social? A questão do menor? São questões que exigem respostas”, complementou Leitão.
 
Imprimir