Imprimir

Notícias / Cidades

Secid deverá elaborar edital para gerenciamento do novo Hospital Universitário

Da Redação - Fabiana Mendes

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) apresentou proposta nesta segunda-feira (5) para a Secretaria de Estado de Cidades (Secid) para dar continuidade nas obras do novo Hospital Universitário (HU). A sugestão é que a Secretaria elabore um edital de contratação de empresa de gerenciamento, correção e elaboração de todos os projetos necessários, com certificação internacional.

Leia Mais: 
Obra do novo hospital universitário será licitada em outubro sob regime diferenciado

Conforme o vice-reitor em exercício da Reitoria da UFMT, professor Evandro Soares, a medida seria uma solução para a retomada das obras, buscada por meio do diálogo. “Todas as responsabilidades de parte do Governo do Estado foram novamente relacionadas. Portanto, a contrapartida do Governo do Estado, por meio da Secid, é condição imprescindível para a continuidade das obras”, reforçou.
 
A procuradora-geral da República em Mato Grosso, Vanessa Zago, salientou que o Ministério Público Federal (MPF) está em pleno esforço para que o hospital seja concluído. “Como representante da sociedade, o MPF compreende que esta obra conta com especificidades e complexidades, bem como a importância de sua conclusão, que é estratégica para a saúde pública. A UFMT está engajada em busca de providências, visto que, para a Instituição de Ensino Superior, os ganhos são tanto no atendimento à sociedade quanto na parte acadêmica”, reforçou.
 
A superintendente da Controladoria-Geral da União (CGU), Karina Jacob Moraes, destacou os avanços obtidos na reunião. “Hoje, foi reforçado o comprometimento da UFMT ao apresentar uma possibilidade da Secid conduzir a contratação da gerenciadora, e ao reforçar a importância do cumprimento do acordo pelo governo estadual”, atestou.
 
O secretário de Estado de Cidades, Wilson Santos, disse que vai procurar viabilizar um posicionamento do Governo sobre a proposta na próxima segunda-feira (12). “Nesta semana, irei dialogar com o governador Pedro Taques sobre a viabilidade orçamentária para a contratação da empresa de gerenciamento, para a compatibilização, execução e acompanhamento das obras”, prosseguiu.
 
Estiveram presentes na reunião, pela UFMT, o secretário de Infraestrutura, professor Roberto Perillo, o coordenador de Engenharia e Arquitetura, engenheiro José Guilherme da Silva Moura, a chefe da Auditoria Interna, Cendyi de Barros do Prado e o procurador-chefe da Procuradoria Federal junto à UFMT, Osvalmir Pinto Mendes. E também representantes do Ministério Público de Contas (MPC/MT), Procuradoria Geral do Estado (PGE), Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES/MT) e Controladoria Geral do Estado (CGE).
Imprimir