Imprimir

Notícias / Cidades

​Recém-nascida com espinha bífida se recupera de operação e se prepara para cirurgia no cérebro

Da Redação - Vinicius Mendes

A pequena Maria Helena Rodrigues Coutinho, que foi encaminhada para uma UTI neonatal em Sorriso neste domingo (10) após uma decisão judicial obrigar o Estado a fazer a transferência, passou por uma cirurgia para fechamento da medula espinhal nesta terça-feira (12) e agora se prepara para ser submetida a um procedimento para implante de uma válvula no cérebro, devido ao diagnóstico de hidrocefalia, para que não hajam vazamentos sobre o local da primeira operação. A mãe da menina diz que ela se recupera bem, mas o estado de saúde da criança ainda é grave.
 
Leia mais:
Recém-nascida transferida para UTI após decisão judicial é avaliada por neurologista
 
A menina foi diagnosticada com espinha bífida, uma má-formação congênita relativamente comum caracterizada por um fechamento incompleto do tubo neural. De acordo com Patrícia Rodrigues, mãe da menina, ela foi submetida a uma cirurgia na espinha nesta terça-feira (12) e agora se recupera bem.
 
Patrícia disse que ainda aguardam a confirmação do horário em que será realizada a cirurgia da válvula no cérebro, para evitar coágulos, mas que o procedimento deve acontecer ainda nesta quarta-feira (13).
 
O caso

A criança, que foi diagnosticada com espinha bífida, e vinha apresentando crises convulsivas. Ela permanecia internada no Hospital Municipal de Juína (a 730 km de Cuiabá), onde nasceu no dia 26 de maio. Na madrugada da última sexta-feira (8), devido ao seu quadro de saúde apresentar piora, a pequena Maria Helena foi transferida para uma incubadora.
 
Sem uma alternativa, na semana passada, os pais de Maria Helena ingressaram com uma ação para garantir que a pequena tivesse acesso a uma UTI neonatal, assim como fosse transferida para um hospital por meio de uma UTI aérea.
 
Mediante a complexidade do caso, o juiz Fábio Petengill, da Primeira Vara Cível de Juína, determinou no último dia 7, que o Estado adotasse as devidas medidas para o tratamento da menina. Neste domingo (10) ela foi encaminhada ao hospital de Sorriso, onde é acompanhada por um neurologista.
Imprimir