Imprimir

Notícias / Cidades

Polícia desarticula quadrilha que trocava veículos roubados por drogas em países de fronteira

Da Redação - Fabiana Mendes

A Polícia Civil por meio da Delegacia Especializada de Repressão a Roubos e Furtos de Veículos Automotores (Derrfva) desarticulou uma quadrilha que atuava na “troca” de veículos roubados por entorpecentes em países de fronteira. Em ação na última terça-feira (12), três pessoas foram presas e um menor apreendido.

Leia mais: 
Policiais trocam tiros com suspeito e recuperam veículos roubados

Foram presos os suspeitos Giberson Campos de Souza, 28, Pamela Gabriela da Silva (que declarou estar gestante), 20, e Gleisson Diorgenys Pereira, 23, o adolescente de 17 anos foi apreendido. Os envolvidos teriam combinado a quantia de R$ 500 reais para realização do plano. 

De acordo com assessoria de imprensa, em um dos casos, os suspeitos levaram uma caminhonete Ford/Ranger, cor cinza, à região de Cáceres, na fronteira com a Bolívia, para que fosse trocada por entorpecente. Em apoio, um automóvel VW Gol, cor prata, serviria, na ida, como “batedor”, e na volta, transportaria todos os suspeitos, mas o automóvel apresentou problemas mecânicos.

Conduzidos à delegacia, os suspeitos Gleisson Diorgenys Pereira, Giberson Campos de Souza e Pamela Gabriela da Silva foram autuados pelos crimes de associação criminosa com participação de adolescente; receptação; adulteração de sinal identificador de veículo automotor; e corrupção de menores.

O adolescente apreendido no mesmo contexto fático foi autuado pela prática de atos infracionais análogos aos crimes acima mencionados.

A caminhonete roubada na última quinta-feira (7), em um lava jato na Capital, foi localizada no Trevo do Lagarto, em um local conhecido como “Cinquentinha”.

De acordo com o delegado da Derrfva, Marcelo Martins Torhacs, dentro da caminhonete, já com placas falsas/clonadas de Belo Horizonte, havia um aparelho bloqueador de sinais com 12 (doze) antenas.

“O equipamento possui valor significativo no mercado '‘espúrio’' e revela o relativo grau de organização dessa célula criminosa. Esse aparelho é utilizado por associações criminosas dessa natureza, para bloquear a atuação de eventuais rastreadores/localizadores eventualmente instalados nos veículos subtraídos”, explica o delegado.

Os autuados Gleisson e Giberson ostentam maus antecedentes criminais. Giberson responde ação penal por tráfico, inclusive fazia uso de tornezeleira eletrônica, que na ocasião estava desativada. Gleisson possui condenação definitiva por tráfico de drogas.

O adolescente infrator apreendido também possui passagens por diversos atos infracionais e é investigado por integrar organização criminosa coordenada por uma facção que age dentro e fora de presídios.

O menor foi conduzido para a Delegacia Especializada do Adolescente (DEA), de Várzea Grande, juntamente como as comunicações da apreensão em flagrante ao Judiciário, Ministério Público e Defensoria Pública, todos da Vara da Infância e Juventude, para apreciação e providências.

Os três adultos foram encaminhados para unidade prisional, ficando à disposição da Justiça, sendo Gleisson e Giberson para a Penitenciária Central do Estado (PCE) e Pamela para presídio feminino “Ana Maria do Couto”.
Imprimir