Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Unimed Cuiabá lamenta situação da unidade de Manaus, mas lembra que singulares são independentes

Da Redação - Isabela Mercuri

O presidente da Unimed Cuiabá, Rubens Carlos de Oliveira Jr, lamentou a grave crise sofrida pela Unimed Manaus, que foi obrigada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) a transferir seus 122 mil clientes para outro plano. Segundo ele, a situação é lamentável, e, apesar de as unidades serem autônomas e independentes, isso gera prejuízo à imagem da marca.

Leia também:
Unimed Cuiabá doa dois mil cobertores para famílias em situação de vulnerabilidade social

"A situação da Unimed Manaus é triste e lamentável, mas é muito importante o cooperado estar informado e acompanhar a realidade de outras singulares", afirma. “Temos dentro do Sistema Unimed diversos modelos de boa gestão, assim como temos exemplos preocupantes que nos devem servir de aprendizado," acrescenta.

Após a determinação da ANS, a Unimed de Manaus tem que vender a carteira de seus clientes no prazo máximo de 30 dias. Isso porque a unidade passa por dificuldades financeiras, e já admitiu estar tentando pagar uma dívida de pelo menos R$ 500 milhões. Além de transferir seus clientes, a ANS também determinou que a Unimed Manaus suspenda a comercialização de novos planos e produtos.

"As singulares são autônomas e independentes, porém, a alienação de uma delas gera prejuízo à imagem, à operação e a perda de vidas impacta em todo o Sistema Unimed. A autonomia, portanto, deve ser contingenciada a este tipo de possibilidade", avalia Dr. Rubens Carlos.

Em Cuiabá, no entanto, a situação é bem diferente. A Unimed Cuiabá repensou e analisou seus processos em busca do aprimoramento dos mecanismos de gestão que conduzem à superação das dificuldades, mantendo o foco em bons resultados.

Desde abril de 2016, sob o comando do Diretor-Presidente Dr. Rubens Carlos de Oliveira Jr., a Cooperativa registra resultados positivos recordes, como por exemplo, as sobras apuradas do exercício de 2017, destinadas aos cooperados em Assembleia Geral realizada em março deste ano.  
Imprimir