Imprimir

Notícias / Política MT

Após derrota interna, pré-candidata ao governo do PT recorre à nacional para se lançar a federal

Da Redação - Lucas Bólico

Edna Sampaio (PT) lutou até o último segundo para tentar lançar-se candidata ao Governo do Estado evitar que o PT se coligasse com o PR em prol da candidatura de Wellington Fagundes. Derrotada internamente, recorreu à direção nacional do partido, mas também acabou vencida. Tentou então se lançar a federal, mas os colegas de partido recusaram. Recorreu à nacional novamente, e ai sim conseguiu garantir sua candidatura. Veja abaixo a lista completa.

Leia também: 
​Após racha, PT decide apoiar Welligton Fagundes em troca de palanque forte para Lula
 
Além da candidatura de Sampaio, imposta pela Comissão Executiva Nacional, a estadual aprovou o nome de Rosa Neide Sandes de Almeida também para federal. Ela deve ser tratada como prioridade do PT para garantir a manutenção da cadeira do partido na Câmara Federal, atualmente ocupada por Ságuas Moraes, que desistiu da disputar a reeleição. Para federal, PT fará parte do chapão que inclui também PR, PV, PCdoB, PP, PTB, PRB, Podemos, PROS e PMN.
  
A estratégia eleitoral do PT em Mato Grosso foi aliar-se a Wellington Fagundes para garantir palanque forte para a chapa presidenciável encabeçada por Lula. A legenda ainda indicou Gilmar Soares Ferreira à primeira suplência da da candidata ao Senado, Maria Lúcia Cavalli Neder (PCdoB).
 
Outra prioridade do PT em Mato Grosso é reeleger o presidente Valdir Barranco na Assembleia Legislativa e aumentar uma cadeira, com Lúdio Cabral, ex-vereador por Cuiabá.
  
A ata da convenção do PT-MT foi encaminhada na segunda-feira (06), ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), cabendo agora ao partido promover o registro das candidaturas até o próximo dia 15, na Justiça Eleitoral. A campanha terá início oficial no dia 16 de agosto.
 
Confira abaixo a lista completa de candidatos do PT:
 
Suplente de senador da candidatura de Maria Lucia (PT):
Gilmar Soares Ferreira
 
Deputados federais:
Edna Sampaio
Rosa Neide Sandes de Almeida
 
Deputados estaduais:
Kota Cortez
Luís Braz
Valdir Barranco
Henrique Lopes
Lúdio Cabral
Kako do CPA
Imprimir