Imprimir

Notícias / Cidades

Preso dentro de Fórum homem que mandou recados de ameaças a juiz

Da Redação - Vinicius Mendes

A Polícia Judiciária Civil, em trabalhos da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), prendeu em flagrante o suspeito Rafael Dhiego Gorget Camargo, por fazer ameaças a uma pessoa próxima ao magistrado Marcos Faleiros da Silva, da 7ª Vara Criminal (Vara Especializada do Crime Organizado), que foi o juiz responsável pela decretação das 233 ordens judiciais da operação “Red Money”, deflagrada na quarta-feira (08), para desmantelar e descapitalizar a principal facção criminosa de Mato Grosso.
 
Leia mais:
Facção movimenta R$ 50 milhões; bando cobrava pontos de tráfico e extorquia comerciantes
 
O suspeito foi preso em flagrante na tarde de quinta-feira (09), por incidência nos crimes de integrar organização criminosa e ameaça. Ele faz uso de tornozeleira eletrônica e foi preso no Fórum de Cuiabá, quando acompanhava audiência da esposa, Keyla Regina Balduino, que foi presa na operação.
 
Segundo as investigações, logo após a deflagração da operação Red Money, o suspeito telefonou para uma pessoa próxima e ligada ao juiz de direito, Marcos Faleiros, proferindo uma série de ameaças em razão da prisão de sua mulher e apreensão de veículos. 

No contexto das ameaças, o suspeito mandou recado, por meio dessa pessoa, falando que algo de grave aconteceria ao magistrado, caso a prisão preventiva de sua esposa, Keyla Regina Balduino, não fosse revogada.
 
Ainda durante o telefonema, o suspeito reconheceu ter responsabilidade sobre os crimes imputados à sua esposa, demonstrando ocupar posição de destaque na organização criminosa investigada na operação Red Money.
 
O suspeito, após ser autuado em flagrante, foi encaminhado para audiência de custódia no Fórum de Cuiabá.
 
A operação
 
A operação Red Money foi realizada pela Polícia Judiciária Civil, sob a coordenação da Diretoria de Inteligência da Polícia Civil e da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), com o objetivo de desestruturar a base financeira da principal facção criminosa de Mato Grosso, cujas lideranças estão presas na Penitenciária Central do Estado.
 
Foram decretados 94 mandados de prisão (30 alvos estão dentro de presídios), 59 mandados de busca e apreensão e 80 ordens judiciais de bloqueio de contas correntes, e outras medidas cautelares de sequestro de bens e valores (1 fazenda no município de Salto do Céu, 2 casas e 1 terreno em Cuiabá, 2 caminhões e 5 automóveis), interdição de duas empresas. As ordens foram deferidas pelo juiz de direito, Marcos Faleiros da Silva, da 7ª Vara Criminal - Vara Especializada do Crime Organizado.
 
A investigação iniciada há mais de 15 meses teve como foco a apreensão de  patrimônio e  descapitalização da  facção criminosa. Segundo a apuração, a organização desenvolveu internamente um sistema de arrecadação financeira próprio, criando assim um grande esquema de movimentação financeira e lavagem de dinheiro, com utilização de empresas de fachadas, contas bancárias de terceiros, parentes de presos, entre outros.
 
Por meses, os analistas estudaram o sistema de arrecadação financeira da facção criminosa descobrindo três fontes principais de recursos: 1. Mensalidade paga pelos faccionados, chamadas de “camisa”; 2. Cadastramento e mensalidades pagas por traficantes ou por cada ponto de venda de droga, conhecidas por “biqueiras”; e 3.  Cobrança de “taxa de segurança” de comércios (extorsão de comerciantes).
Imprimir