Imprimir

Notícias / Cidades

‘Caveirinha’ e Monaliza são presos por receber ‘caixinha’ para não assaltar comerciantes

Da Redação - Fabiana Mendes

Um casal investigado por integrar uma organização criminosa foi preso nesta segunda-feira (20), por receber dinheiro pago por comerciantes para uma suposta “proteção” de roubos no município de Rondonópolis (a 212 quilômetros de Cuiabá).

A ação da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (DERF) do município identificou e prendeu Monaliza Mariane Camargo de Santana, de 19 anos, e Júlio Cesar Aureliano Cavalcante, de 20 anos, conhecido como “Caveirinha”, e que possui diversas passagens criminais. Na casa dos suspeitos foram encontradas anotações de pessoas ligadas a uma facção criminosa.

Leia mais: 
Facção movimenta R$ 50 milhões; bando cobrava pontos de tráfico e extorquia comerciantes

De acordo com o delegado Santiago Rozendo Sanches e Silva, as investigações apontaram que os suspeitos eram responsáveis por receber a "caixinha" de comércios e também de pessoas que pagavam por suposta "proteção" para não serem assaltados pelos criminosos.
 
Durante a diligência, foi localizado e apreendido um rádio comunicador, sintonizado na frequência da Polícia Militar, em posse dos investigados e ainda uma porção de entorpecente (maconha).
 
O sistema de extorsão de comerciantes foi investigado na operação Red Money, que desmantelou um sistema de arrecadação financeira criminosa de uma facção, que durante 15 meses movimentou R$ 52 milhões.
 
O sistema de 'pirâmide' usado pelos criminosos atuava em três vertentes: a cobrança de mensalidades de traficantes para abertura de novos pontos de distribuição de entorpecentes, uma mensalidade para ser 'membro' do grupo e ainda extorsão de comerciantes.
Imprimir