Imprimir

Notícias / Cidades

Polícia Ambiental resgata filhote de falcão em prédio da capital

Da Redação - Thaís Fávaro

Na manhã desta quinta-feira (4), dia em que se comemora o Dia Mundial de Defesa Animal, um filhote de falcão foi encontrado em um prédio nos fundos do Supermercado Big Lar, da avenida Miguel Sutil. A pessoa que o encontrou, queria devolvê-lo à natureza por conta própria, mas foi convencido a chamar a Polícia Ambiental, por se tratar de uma ave “diferente”.

Leia mais
Batalhão Ambiental resgata gavião com asa fraturada e garça com ferimento na pata
 
O Batalhão Ambiental de Proteção Ambiental foi acionado e fez o resgate da ave. O sargento PM, Emerson Marques contou ao Olhar Direto que a ave é um filhote de Falcão da espécie quiriquiri, de aproximadamente um mês e meio e que provavelmente a mãe tenha morrido, pois ele estava sozinho.
 

O falcão quiriquiri, que também é conhecido como gaviãozinho, é uma das menores aves de rapina do Brasil. Se alimenta de pequenas cobras, roedores, filhotes de pombo, entre outros. O tamanho dele se aproxima de um pardal e apesar de pequenos, são aves agressivas e podem machucar quem tentar pega-las.

O sargento orienta as pessoas que, caso achem um animal silvestre, que liguem para Polícia Ambiental fazer o resgate de maneira correta. Se for filhote e não apresentar riscos, que o ideal é capturar e deixar ele acondicionado em alguma caixa, com o mínimo de contato humano, até a chegada dos policiais. Se for um animal adulto ou de grande porte, que não tentem capturar por conta própria e esperem a chegada dos profissionais.

O Batalhão da Polícia Militar de Proteção Ambiental funciona 24 horas por dia para atender esse tipo de ocorrência, através dos números 65-3684-1636/3684-4244 ou pelo celular 65-99987-4024.
Imprimir