Imprimir

Notícias / Cidades

Fiscalização apreende uma tonelada de carne em estado de decomposição em açougue

Da Redação - Thaís Fávaro

Aproximadamente uma tonelada e meia de produtos de origem animal, como carnes suínas e bovinas em estado de decomposição, foram apreendidos em fiscalização conjunta entre a Polícia Judiciária Civil e a Vigilância Sanitária, no município de Porto Alegre do Norte (1.142 km de Cuiabá), na quinta-feira (25). As carnes estavam em avançado estado de decomposição e não possuíam nota fiscal.

Leia mais
Após foto 'polêmica', vigilância sanitária não encontra irregularidades em carne mas faz ressalvas em açougue
 
Na lista de material apreendido estão carnes decompostas, frangos sem a embalagem própria para armazenamento, linguiças de produção caseira em estado de decomposição, presença de grande quantidade de moscas e varejeiras, além de leites, queijos, toicinho impróprios para o consumo.

O laudo da Vigilância Sanitária apontou que a carne apreendida seria de abate clandestino. O proprietário não apresentou documento de origem da matéria prima e apresentava restos de folhas, terra e com temperatura acima de 34 graus impróprios para o consumo humano.

De acordo com a assessoria, o delegado da Polícia Civil de Porto Alegre do Norte, Marcello Maidame, explicou que a proprietária do estabelecimento comercial foi autuada em flagrante pelo crime de comercialização de mercadorias impróprias para consumo. O estabelecimento foi proibido de comercializar carnes e derivados até nova deliberação judicial.

Ainda conforme o delegado, o trabalho de fiscalização conjunta nos açougues de Porto Alegre do Norte será constante, de modo a fazer com que os estabelecimentos da região se adaptem às normas da vigilância sanitária.

As carnes e materiais irregulares encontrados no estabelecimento foram apreendidos e incinerados.
Imprimir