Imprimir

Notícias / Cidades

Casa em condomínio de luxo também é alvo de operação que apura fraude na Sema; fotos

Da Redação - Wesley Santiago

Uma casa localizada no Condomínio Florais Cuiabá, localizado no bairro Ribeirão do Lipa, na capital mato-grossense, foi alvo de mandado, nesta segunda-feira (03), quando foi deflagrada a terceira fase da ‘Operação Polygonum’, que tem como objetivo o cumprimento de 28 ordens judiciais contra suspeitos de terem cometido fraudes ambientais no sistema de regularização e monitoramento de propriedades rurais e instrumentalizados no Cadastro Ambiental Rural (CAR).

Leia mais:
Escritórios de engenharia e administração são alvos de mandados na 3ª fase da 'Operação Polygonum'
 
Ainda não se sabe se o mandado cumprido na residência localizada no condomínio de luxo foi de busca e apreensão ou prisão. As investigações são conduzidas pela Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema), Promotoria de Justiça do Meio o Ambiente e o Núcleo de Ações Competência Originária (NACO) do Ministério Público Estadual.

No bairro Morada da Serra, os policiais apreenderam armamento e uma certa quantia em dinheiro, que ainda está sendo totalizada. O balanço total deve ser divulgada na parte da tarde de hoje.
 
Em nota, a Secretaria de Meio Ambiente (Sema) informou que, nesta fase da operação, nenhum servidor da pasta está envolvido. Acrescenta também que “os 595 cadastros sob suspeita, estão em auditoria e desde 23 de novembro a Pasta vem conferindo publicidade e transparência aos registros que foram cancelados ou reativados por meio do Diário Oficial”.
 
No total, são 28 ordens judiciais, sendo dez mandados de prisão, 15 de busca e apreensão e apreensão e sequestro de três veículos.
 
A operação é originária de investigação da Delegacia do Meio Ambiente em conjunto com o Ministério Público, decorrente de esquema detectado no sistema de regularização e monitoramento de propriedades rurais e instrumentalizados no Cadastro Ambiental Rural (CAR).
 
As ordens judiciais foram expedidas pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso para o cumprimento em seis escritórios de engenharia florestal e de administração de fazendas e nove residências de Cuiabá, Várzea Grande, Barão de Melgaço, Nossa Senhora do Livramento Sinop e Colíder.
 
O nome da operação, Polygonum, faz referências a medidas geométricas de áreas, referenciadas em dados de propriedades, terrenos e cálculos de desmatamento.

Confira na íntegra a nota da Sema:

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) reitera desde o início das investigações, em agosto, trabalha em parceria com os órgãos de controle para apurar as eventuais fraudes no Sistema Mato-grossense de Cadastro Ambiental Rural (SIMCAR). A liderança da Sema, representada pelo secretário de Estado André Baby, e seus servidores estão empenhados em fornecer todas informações necessárias para garantir a legalidade e precisão técnica nos processos ambientais.

Os 595 cadastros sob suspeita, estão em auditoria e desde 23 de novembro a Pasta vem conferindo publicidade e transparência aos registros que foram cancelados ou reativados por meio do Diário Oficial. A Sema também criou um Grupo de Trabalho com a participação de diversas entidades, entre elas o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) e Ministério Público Estadual (MPE), para melhorias no sistema.

A Sema esclarece que não há, nesta fase da operação, nenhum servidor envolvido.

O CAR é uma ferramenta fundamental na estruturação de políticas públicas ambientais e por isso a Sema acredita que as ações de comando e controle são importantes para assegurar que a ferramenta cumpra seu papel na missão de garantir o desenvolvimento sustentável de Mato Grosso.
Imprimir