Imprimir

Notícias / Cidades

Secretário esclarece repasses ao Funset e protocola recurso no TCE

Da Redação

Nesta sexta-feira (21) o secretário de Mobilidade Urbana, Antenor Figueiredo, protocolou junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) o levantamento referente ao recolhimento do Fundo Nacional de Segurança e Educação de Trânsito (Funset). O órgão havia determinado que o gestor comprovasse o recolhimento de 5% do total do valor arrecadado, encaminhando todos os documentos comprobatórios. Os repasses, contudo, são feitos diretamente pelo Banco do Brasil, e não passam pela Secretaria.

Leia mais
Câmara autoriza Prefeitura de Cuiabá a buscar empréstimo de mais de 100 milhões de dólares

Este procedimento foi reforçado pela documentação, que contém todos os abatimentos provenientes de multas de trânsito arrecadadas em 2017. De acordo com Figueiredo, a prestação de contas já havia sido solicitada à instituição financeira por duas vezes, sendo entregue apenas na quarta-feira (19), um dia após o julgamento de contas pelo tribunal. “Se tivéssemos recebido isso antes, com toda certeza, haveria uma avaliação diferente”, disse.

Agora, com as devidas comprovações, o recurso será julgado novamente pelo TCE. "Esta foi a única irregularidade apontada na secretaria, e mesmo assim, se trata de um equívoco. Isso fica claro no próprio documento elaborado pelo Tribunal, que cita o Artigo 3º da portar 11/2008, do Denatran, explica o secretário. A relatora do certame, conselheira Jaqueline Jacobsen, julgou regular as ações da Pasta, que teve as contas aprovadas por unanimidade pela Corte de Contas.

O referido artigo deixa claro que “multas de trânsito arrecadadas através do código de barras padrão DEntaran/Febraban, segmento 7 – Multa de Trânsito, terão 5% de de seu valor retido e repassado pela rede bancária arrecadadora à conta do Funset por meio da Guia de Recolhimento da União.”
Imprimir