Imprimir

Notícias / Política MT

Carvalho dispensa status de “supersecretário”: vamos fazer mais com menos e não criar superpoderes

Da Redação - Érika Oliveira

Pendente de aprovação da Assembleia Legislativa, a reforma administrativa proposta pelo governador Mauro Mendes (DEM) transportará para a Casa Civil as atribuições de quatro secretarias que serão extintas: Governo, Comunicação, Assuntos Estratégicos e Articulação e Desenvolvimento Regional. Caberá a Mauro Carvalho gerir todas as funções da “super” Pasta, mas ele dispensa o status e reforça que o único objetivo das fusões é reduzir as despesas do Executivo.

Leia mais:
Secretários têm até hoje para entregar lista de servidores que serão cortados na gestão Mendes

“Não existe supersecretário. Lógico, o governador diminuiu o número de secretarias e a Casa Civil acabou incorporando outras funções. Veja bem, essa é uma forma de reduzir custos e realmente fazer muito mais com menos, que é nossa proposta. Essa redução não é para criar superpoderes, mas para reduzir a máquina administrativa”, explicou, no dia de sua posse.

Carvalho, assim como os demais secretários, tem até esta semana para entregar a Mauro Mendes um relatório preliminar do que pode ser cortado em sua Pasta, bem como a lista de servidores que serão exonerados. Conforme adiantou o Olhar Direto, alguns funcionários já foram informados de seu desligamento.

A reforma de Mauro Mendes, que reduzirá o número de secretarias de 24 para nove pastas, será encaminhado ao Legislativo na próxima semana e deve ser votada ainda este mês. De acordo com Carvalho, desde que a equipe de transição do atual Governo foi formada, no ano passado, as idas a Assembleia têm sido constantes e o projeto deve passar com folga.

Além das secretarias, Mendes ainda estuda a redução no número de empresas estatais e mistas. Das atuais 20 empresas, o novo governador pode extinguir entre cinco a oito. Os órgãos que podem ser extintos são: Companhia Mato-grossense de Mineração (Metamat); Companhia Mato-grossense de Gás (MT Gás); Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer); Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação (MTI); Central de Abastecimento do Estado de Mato Grosso (Ceasa); Agência de Desenvolvimento Metropolitano da Região do Vale do Rio Cuiabá (Agem) e Agência de Fomento do Estado de Mato Grosso (Desenvolve MT, antiga MT Fomento).
Imprimir