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Prefeitura prepara corredores exclusivos em duas avenidas e seis bairros devem receber linha expressa

Da Redação - Wesley Santiago

A Prefeitura de Cuiabá continua a investir no transporte público. Para este ano, a intenção é implantar pelo menos mais dois corredores exclusivos de ônibus em duas avenidas. Além disto, conforme o secretário de Mobilidade Urbana (Semob), Antenor Figueiredo, seis bairros devem receber uma linha expressa nos mesmos moldes do ‘Pinheirão’, que tem recebido elogios da população.

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A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) criou os corredores exclusivos para ônibus nas avenidas do CPA e da Prainha, multando os motoristas que invadem os espaços destinados aos ônibus. A medida praticamente acabou com os atrasos nesses pontos. Por este motivo, outros estão previstos para este ano. Os estudos de viabilidade já estão sendo realizados na Fernando Corrêa da Costa e João Gomes Sobrinho.
 
Seis bairros da capital mato-grossense também receber um conjunto de linhas expressas nos mesmos moldes do ‘Pinheirão’, que atende cinco bairros de Cuiabá. Com paradas reduzidas, ônibus que saem dos bairros Pedra 90, Jardim Cuiabá, Santa Terezinha, Jardim Industriário e Osmar Cabral, diminuíram o tempo de percurso dos moradores em até 50 minutos.
 
“Hoje estudamos a implantação da medida em outros seis bairros da cidade”, diz o titular da pasta, Antenor Figueiredo.
 
Avanços em 2018
 
O secretário também destacou os avanços conseguidos pela pasta no ano passado. A Estação Alencastro, que conta com ar-condicionado, portas automáticas e temporizador, é vista como a menina dos olhos da gestão. A ideia ganhou repercussão nacional, por conta da sua sustentabilidade.
 
Agora, ela serve de molde para outras paradas pela cidade. Exemplo disso são as já instaladas em frente ao Shopping Pantanal e nos fundos da Igreja Matriz, e as que estão sendo erguidas nas praças Maria Taquara e Ipiranga.  A previsão é que os pontos sejam entregues até fevereiro. “Esse foi o começo. Depois, nossa grande tacada foi a implantação dos containers, que são abrigos baratos e seguros”, explica o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB).
 
A pasta ainda destacou a concretização de um acordo operacional entre as empresas de transporte, que agora trabalham em parceria. Na prática, isso significa que uma pode atender o itinerário da outra, em casos como os de ônibus quebrados. Neste contexto, Antenor ressalta que, por exigência do Ministério Público (MP), o transporte alternativo, antes realizado por vans, foi extinto.
 
As ações da Semob também se estenderam a reforços na fiscalização e substituição de coletivos velhos, que foram retirados de circulação. Dos 389 veículos que integram a frota cuiabana, 43 foram trocados sendo que hoje, o mais velho é de 2016. “Temos recebido muitos elogios relacionados à limpeza dos ônibus e isso se deve a fiscalização, que faz com eles estão saiam mais limpos das garagens. Esses trabalhos de menor impacto também são notados pelos passageiros.”
 
Já no final do ano, os moradores foram surpreendidos pela circulação de dois ônibus articulados, com capacidade para transportar 152 pessoas cada. Parte do itinerário 313, estes são os primeiros veículos do tipo a integrar a frota, que receberá outros ao longo de 2019. Esta foi uma exigência feita pela Prefeitura às atuais empresas que prestam o serviço, para que um novo sistema pudesse ser testado
 
“Quem está pagando por eles são as empresas e, conforme prevê a licitação, as próximas contratadas deverão ficar com estes automóveis e adquirir outros ônibus neste modelo”, diz Figueiredo. Ele também afirma que o processo licitatório será aberto ainda em janeiro e que a vencedora do trâmite deve ser conhecida em abril, mês do tricentenário de Cuiabá.
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