Imprimir

Notícias / Política MT

Deputado eleito pede que delegacia da mulher funcione 24 horas em MT

Da Redação - Thaís Fávaro

O deputado estadual eleito Thiago Silva (MDB) articula junto ao governador Mauro Mendes (DEM) a extensão do horário de funcionamento da Delegacia da Mulher em Mato Grosso. O parlamentar pede que o atendimento funcione 24 horas, de domingo a domingo. Em todo o Estado, existem sete delegacias especializadas para atendimentos às mulheres, porém, só funcionam em dias úteis e horário comercial. 

Segundo a dados da justiça e do Anuário Brasileiro de Segurança, entre janeiro e outubro de 2018, foram registrados 66 feminicídios no Estado, colocando Mato Grosso na lista dos Estados mais violentos do Brasil para este tipo de crime.

Leia mais
Mãe espanca homem encontrado nu na cama com filha de 5 anos e acaba presa 
 
"A mulher que é agredida numa sexta-feira à noite precisa esperar até segunda para registrar ocorrência numa delegacia especializada. Muitas acabam desestimuladas e não levam a queixa para frente. O atendimento precisa ficar disponível a qualquer hora do dia e da noite, sem qualquer exceção. Caso contrário Mato Grosso continuará no topo do ranking de violência contra mulheres", justifica o deputado.
 
Mais delegacias
 
O deputado estadual eleito realizou um levantamento sobre as delegacias que atendem as mulheres. De acordo com o estudo, além do horário restrito, o baixo de número delegacias exclusivas para mulheres também contribuem para a impunidade dos infratores. "São 141 municípios no Estado e menos de 10 unidades. Isso sem dúvida dificulta. Uma mulher sente muito mais conforto e segurança quando existe um órgão com atendimento direcionado para ela. Está na hora de rever estas questões", cobra.
 
Feminicídio
 
O feminicídio é o termo empregado para designar o assassinato de uma mulher pelo simples fato de esta ser mulher. Esses casos decorrem, geralmente, por parceiros ou ex-parceiros que por diversos motivos, matam suas companheiras.
 
Imprimir