Imprimir

Notícias / Política MT

Recém-empossado, novato avalia que faltou experiência política para montar chapa

Da Redação - Carlos Gustavo Dorileo

Recém-empossado em seu primeiro cargo eletivo, o deputado estadual Claudinei Lopes (PSL) avalia que faltou experiência política para ele e para os colegas novatos em não conseguir montar uma chapa para concorrer a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, que teve como vencedora a chapa única encabeçada pelo já presidente Eduardo Botelho (DEM), mesmo com a grande renovação ocorrida na casa de leis.

Leia mais
Com alteração de última hora, Botelho é reeleito presidente da Assembleia Legislativa


Segundo o parlamentar, que é delegado da Polícia Civil, os deputados novatos erraram em não se aproximarem e conversarem entre si, e por não ter incluído no projeto deputados com mais bagagem política tanto na Assembleia Legislativa, quanto em outras casas de leis, assim como no Executivo.

“Entendo que realmente faltou uma união, uma aproximação dos deputados. No início pensamos em fazer uma chapa só com os deputados novatos e acabou que relaxamos. Creio que tínhamos que ter pensado em uma chapa mista, como foi a vencedora, que ficou com quatro veteranos e três novatos”, explicou o parlamentar em entrevista ao Olhar Direto.

“A falta de experiência pode ter contribuído, no caso eu, o Ulysses e o João Batista nunca tivemos experiência política, somos três debutantes e acho que faltou isso. De repente se no início tivessemos aproximado de algum deputado que já tinha experiência como vereador, ou no executivo, com mais bagagem. Faltou uma aproximação e trazer esta ideia de não lançar só novatos, mas com alguns mais antigos. Mas já passou, temos que trabalhar bem para daqui dois anos, quem sabe poder fazer parte da Mesa Diretora. Tudo é aprendizado”, avaliou.

Com o discurso de renovação durante sua campanha, o delegado desde que foi eleito defendeu a alternância de poder e um novo nome para o comando da Assembeleia Legislativa.

Ao lado de outros novatos como o Ulysses Moraes (DC), João Batista (Pros) e seu correligionário Silvio Favero (PSL) tentaram montar uma chapa, com apenas novatos.

O projeto, no entanto não decolou e a grande maioria dos novos deputados apoiou a candidatura de Botelho, que conta com três novatos.

Com 20 votos a favor, três contrários e uma abstenção, Botelho foi reeleito como presidente da Assembelia Legislativa por mais dois anos e permanecerá no cargo até o fim de 2020.

Além de Botelho, também compõe a Mesa Diretora: Janaína Riva (MDB), como vice-presidente; Max Russi (PSB), como primeiro-secretário; João Batista, como segundo vice-presidente (Pros); Valdir Barranco (PT), como segundo-secretário; Valmir Moreto (PRB), como terceiro secretário e Paulo Araújo (PP), como quarto secretário.
Imprimir