Imprimir

Notícias / Política MT

Wilson pede ao TCE acesso a dados de incentivos fiscais em MT; CPI mira agro, combustível e mineração

Da Redação - Lucas Bólico

A “nova” CPI dos incentivos e renúncias ficais ainda nem foi instalada, mas o deputado estadual Wilson Santos (PSDB), autor do requerimento para a abertura da investigação, já buscou o Tribunal de Contas do Estado (TCE) para ter acesso aos dados dos benefícios concedidos em Mato Grosso. Santos explica que não será investigado somente o setor do agronegócio, mas outros segmentos da economia, como mineração e combustíveis.

Leia também:
Wilson consegue nove assinaturas para investigar sonegações e renúncias fiscais em CPI
 
Wilson Santos se reuniu com o vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), conselheiro Luiz Henrique Lima, na tarde desta quinta-feira (7), e encaminhou ofício para ter acesso a informações de levantamento feito pelas auditorias da Corte de Conta.
 
“Nós vamos começar esta CPI dando aos órgãos de controle, como Ministério Público do Estado, Ministério Público Federal, Controladoria-Geral do Estado, a oportunidade para que eles possam apresentar quais foram os procedimentos, quais foram as medidas tomadas pelas CPIs de 2014 e 2016”, afirmou Wilson. A expectativa do parlamentar é que a CPI seja instalada na próxima sessão plenária de terça-feira (12).
 
Essa é a terceira CPI proposta sobre esse assunto. Na avaliação de Wilson, as outras duas (2014 e 2016) não teriam produzidos resultados necessários. De acordo com o ele, não teria ocorrido a devolução de valores para os cofres do Estado e nenhuma punição dos envolvidos.
 
Nesta semana, em entrevista coletiva, Wilson anunciou que já tem 9 assinaturas, número suficiente para instalar a CPI. A CPI será formada por cinco deputados titulares e cinco suplentes. “Caberão aos líderes de blocos a indicação e a proporcionalidade de cada bloco”, explica.
 
O requerimento para instalação da CPI conta assinaturas de Elizeu Nascimento (DC), Valdir Barranco (PT), Lúdio Cabral (PT), Janaina Riva (MDB), Dr. João (MDB), Thiago Silva (MDB), Delegado Claudinei (PSL), João Batista (Pros) e do próprio Wilson Santos.
Imprimir