Imprimir

Notícias / Política MT

João Batista diz que terceira CPI da Sonegação não pode acabar em "pizza"

Da Redação - Lucas Bólico

O deputado estadual João Batista (Pros) confirmou sua participação na comissão parlamentar de inquérito (CPI) proposta pelo deputado Wilson Santos (PSDB), que deve investigar os procedimentos de renúncia fiscal e sonegação fiscal praticados em Mato Grosso.

Leia também:
Wilson pede ao TCE acesso a dados de incentivos fiscais em MT; CPI mira agro, combustível e mineração
 
Batista pontuou que a sociedade tem um conceito pré-definido “de que toda CPI acaba em pizza”, fato que, segundo ele, deve mudar por meio dos próprios deputados. A comissão parlamentar de inquérito proposta por Wilson Santos será a terceira a abordar o mesmo tema.

“Temos que trabalhar no sentido de manter limpa a imagem do Parlamento, e isso não será feito caso a referida CPI não alcance um resultado prático e objetivo. Vou trabalhar para que este estigma não faça mais parte do cenário político de Mato Grosso”, prometeu.
 
De acordo com o parlamentar, a referida proposta que visa a CPI já teria sido alvo de cobrança por ele ainda quando atuava como presidente do Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado de Mato Grosso (Sindspen-MT).

“Como sindicalista, já vinha cobrando esta demanda. Agora como deputado estadual pelo estado de Mato Grosso, nós temos a oportunidade de analisar os números reais divulgados pelo Poder Executivo, afirmando assim se estes dados condizem com a realidade”, afirmou.
 
Essa é a terceira CPI proposta sobre esse assunto. Na avaliação de Wilson, autor do requerimento, as outras duas (2014 e 2016) não teriam produzidos resultados necessários. De acordo com o ele, não teria ocorrido a devolução de valores para os cofres do Estado e nenhuma punição dos envolvidos.
 
Nesta semana, em entrevista coletiva, Wilson anunciou que já tem 9 assinaturas, número suficiente para instalar a CPI. A CPI será formada por cinco deputados titulares e cinco suplentes. “Caberão aos líderes de blocos a indicação e a proporcionalidade de cada bloco”, explica.
 
O requerimento para instalação da CPI conta assinaturas de Elizeu Nascimento (DC), Valdir Barranco (PT), Lúdio Cabral (PT), Janaina Riva (MDB), Dr. João (MDB), Thiago Silva (MDB), Delegado Claudinei (PSL), João Batista (Pros) e do próprio Wilson Santos.
Imprimir