Imprimir

Notícias / Política MT

Insatisfeitos com medidas do Governo, servidores paralisam trabalhos por 24 horas

Da Redação - Carlos Gustavo Dorileo

Com exigências como o pagamento dos salários até o dia 10 de cada mês, a garantia do pagamento da Revisão Geral Anual (RGA), o não parcelamento do 13° salário e o não aumento da contribuição previdenciária de 11% para 14%, servidores do Poder Executivo de pelo menos 15 categorias vão fazer uma paralisação de 24 horas a partir da meia noite desta terça-feira (12).

Leia também
Sob “pressão” de delegados, deputado articula derrubada de veto para incluir FEX na receita


A decisão da paralisação de um dia já havia sido tomada em assembleias ocorridas em janeiro e confirmada por líderes do Fórum Sindical. “Está confirmada a paralisação de pelo menos 15 categorias nesta terça, além de um ato na frente do Tribunal Regional do Trabalho”, explicou o líder sindical Antônio Wagner.

O ato público em defesa dos direitos dos servidores irá acontecer por volta das 14h, em frente a sede do TRT, na Avenida Historiador Rubens de Mendonça. No interior, o mesmo ato também irá sendo feito em cidades pólos.

Entre as categorias que já confirmaram a paralisação de um dia estão a de profissionais da secretaria de Educação, da secretaria de Meio Ambiente e da Saúde, que manterá somente 30% do efetivo nos serviços essenciais, conforme explicou o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Saúde do Estado de Mato Grosso (Sisma), Oscarlino Alves.

“Serão mantidos 30% do efetivo nos serviços essenciais, e, 100% na Urgência e Emergência, nos Hospitais e Ambulatórios. Já nas unidades administrativas, a exemplo dos 16 Escritórios Regionais vão ser mantidos apenas serviços regulatórios e entrega de vacinas e termolábeis”, afirmou.

A mobilização unificada, também será um aviso ao governo. A coordenadora do Fórum Sindical, Edna Sampaio, ressaltou a importância da participação na mobilização. “Será a primeira grande paralisação de alerta contra as medidas do governo Mauro Mendes e a participação dessa categoria é fundamental”, disse.            
Imprimir