Imprimir

Notícias / Política MT

Partido sonda Procurador Mauro para tirá-lo do Psol e lançá-lo a prefeito de Cuiabá

Da Redação - Carlos Gustavo Dorileo

Um dos maiores líderes do Psol em Mato Grosso, o procurador da Fazenda Nacional, Mauro César Lara, conhecido popularmente como ‘Procurador Mauro’, pode abandonar seu partido e migrar para o Democracia Cristã, para a disputa da Prefeitura de Cuiabá, na eleição de 2020. A negociação foi confirmada pelo advogado e presidente estadual do DC, Aécio Guerino de Souza Rodrigues.

Leia também
Com salário de R$ 16,9 mil, Galli é nomeado em cargo no governo de Bolsonaro


Amigo do deputado estadual Elizeu Nascimento, um dos líderes do DC, Procurador Mauro iniciou as conversas ainda no ano passado e estaria disposto a deixar de lado o Psol para a disputa de sua 8ª eleição, de acordo com Rodrigues.

“Existiu uma conversa no ano passado que ele queria alterar um pouco a ideologia dele, pegar novas pautas. Acho que ele viu que não estava dando certo e começou a ter esta expectativa. Nós condicionamos a alteração de partido, sem a chance de apoiá-lo no Psol e ele apontou que tinha a possibilidade de vir. Se ele tiver realmente o interesse de sair para candidato a prefeito, ele seria bem-vindo ao nosso grupo sim”, disse o presidente do DC.

Conforme Rodrigues, o procurador da Fazenda e cantor de lambadão é uma pessoa com muito prestígio político na Capital. O dirigente do DC acredita que uma mudança de pautas e a ida para um partido com outra ideologia poderia melhorar a imagem de Mauro perante os eleitores.

“Foi uma conversa que tivemos no ano passado intermediada pelo Eliseu e eu sinalizei que sim. Ele é uma pessoa muito querida e acho que o seu equívoco foi apenas a escolha do partido. Se ele deixar algumas pautas de lado e tentar se encaixar no que nós defendemos, provavelmente dê certo. Nós temos que compor com o que é o melhor e o Procurador Mauro é um cara muito respeitado. Por isso temos que dar uma chance a ele, porque eu vi nele o interesse em alterar a ideologia. É complicado, mas acredito que ele já viu que não deu certo”, explicou.

Com musculatura adquirida na última eleição com dois deputados estaduais que representam a baixada cuiabana eleitos, além de um vereador na Câmara Municipal de Cuiabá, o presidente do Democracia Cristã disse que os trabalhos para 2020 já estão em curso e que a sigla brigará por protagonismo no próximo pleito.

“O DC terá ou um candidato a prefeito ou a vice-prefeito de Cuiabá. Já temos uma chapa com 30 candidatos a vereadores, todos testados em urna com 500 a 1,8 mil votos. Para prefeito, podemos também contar com o Elizeu, que foi o segundo deputado mais votado em Cuiabá. Se ele tiver bem nas pesquisas, pode ser que ele encare este pleito. O deputado Ulysses também tem muito a trabalhar, pensando no que pode acontecer”, concluiu.

Procurador Mauro já disputou pelo Psol oito eleições nos últimos doze anos. Neste período ele concorreu aos cargos de governador, prefeito, senador e deputado federal.

No ano de 2014, ele foi candidato à uma cadeira na Câmara Federal obtendo 98 mil votos, não sendo eleito somente porque a sigla não alcançou o coeficiente necessário para assegurar uma vaga no Congresso Nacional.

Já em 2016, enquanto candidato a prefeito de Cuiabá, conseguiu 71,3 mil votos, ficando na terceira posição daquele pleito. Ele chegou a liderar a disputa, de acordo com pesquisas eleitorais da época. 

Em 2018, concorrendo ao cargo de senador, foi o sexto mais votado entre onze candidatos, com 226 mil votos.
Imprimir