Imprimir

Notícias / Cidades

Dois cães são resgatados após serem espancados por morador de rua

Da Redação - Thaís Fávaro

Servidores da Diretoria de Bem Estar Animal da Prefeitura de Cuiabá, juntamente com o 1º Batalhão da Polícia Militar, foram até uma escola desativada no bairro Dom Aquino, fazer o resgate de dois cães, após receberem a denúncia de que um morador de rua estaria espancando os animais. Os animais devem passar por avaliação médica e serem colocados para a adoção em seguida.

Leia mais
Professores e alunos criam 'book' de cães e gatos para ajudar na adoção; conheça detalhes

A diretora de Bem Estar Animal, Saula Ouverney, informou que os cães foram encaminhados para o Centro de Zoonoses, onde devem passam por exames médicos para a detecção de eventuais danos à saúde física dos animais. Depois de realizado esse procedimento, os cães são colocados para adoção. Os animais ficarão em canis cedidos à Diretoria, até encontrarem um lar.

Saula ressaltou a importância da participação da sociedade para registrar as denúncias de casos semelhantes a esse. "A pessoa que identificar um caso de maus-tratos deve fazer a denúncia. Com esse tipo de ajuda é possível realizar de forma efetiva o trabalho da diretoria recentemente criada pela Prefeitura de Cuiabá. Se a pessoa vir e não denunciar, ficamos impossibilitados de fazer o resgate. O trabalho em conjunto contribui para a eficiência do trabalho, a fim de evitar casos de espancamento, abandono, entre outros contra os animais", declarou a diretora. 

A Diretoria

Maus-tratos contra animais domésticos ou abandono são práticas terminantemente proibidas na Capital, mediante a Lei municipal nº 436/17. A normativa, que dispõe sobre as políticas de proteção voltadas para estes bichos, determina a responsabilidade que cada guardião possui. A ferramenta ideal para que os diretos dos animais de estimação sejam cumpridos é a informação.

De acordo com a diretora, "os guardiões de bichos, como cães e gatos, precisam entender que ser dono implica em uma série de atribuições fundamentais. Negligência quanto ao alojamento é considerado crime. Isso inclui expor o animalzinho a condições climáticas excessivamente agressivas, como sol constante e chuvas torrenciais. É também fundamental que o espaço onde ele convive seja apropriado, com cobertura, e não apresente condições insalubres, sendo cercado por dejetos. Higienizar a 'casa' do seu filhote faz parte da dinâmica de ser o responsável por um animal", afirmou Saula.

Além de receber denúncias referentes ao abandono ou maus tratos, a Diretoria vem planejando iniciativas que façam com que o trabalho na proteção animal seja efetivo e eficaz. "Um denso processo de orientação vem sendo realizado pela Diretoria de Bem Estar Animal vinculada à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano a fim de conscientizar a população cuiabana quanto aos cuidados e atribuições necessárias com os animais e quais caminhos devem ser seguidos para o registro de casos", garantiu.  

DADOS

Cerca de 513 denúncias de maus-tratos, abandono e acidentes com animais domésticos já chegaram à recém-criada Diretoria de Bem Estar Animal de Cuiabá, no período de março a dezembro de 2018. Destas ocorrências, 117 bichinhos foram resgatados, 69 deles conseguiram ser adotados e outros 19, classificados como animais "comunitários", foram tratados e devolvidos ao seu habitat.

As denúncias podem ser feitas pelo telefone (65) 3645-6126, da Diretoria de Bem Estar Animal.
Imprimir