Imprimir

Notícias / Educação

Professora viaja 53km diariamente para dar aulas em escola onde implantou EJA

Da Redação - Isabela Mercuri

Todos os dias, a professora Jurema de Oliveira viaja 53 quilômetros para chegar até seu local de trabalho: as salas anexas da Escola Estadual José Rodrigues dos Santos, localizada na região Canguçu, zona rural de Rondonópolis (219km de Cuiabá). O trajeto é realizado desde 2015, quando ela aceitou o ‘desafio’ e deixou o trabalho na cidade.

Leia também:
Estudantes da rede estadual realizam limpeza em praça no Quilombo

Jurema é professora da rede estadual de ensino há doze anos, e ajudou a implantar a educação de jovens e adultos (EJA) na escola em que trabalha atualmente. Segundo a assessoria da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), para ir até o trabalho, ela percorre um trajeto de poeira, geralmente com chuva, pela BR-163.

“Eu participei desde o início dos trabalhos e me orgulho muito disso. Hoje temos em nosso quadro de servidores, profissionais que concluíram o ensino médio aqui na escola. Podemos ver que a educação está cumprindo seu papel de fato”, afirma a professora, emocionada.

A escola aguardava profissionais qualificados para implantar a EJA. Segundo Jurema, seus alunos têm muito interesse em aprender. São pessoas que não tiveram a oportunidade de estudar na idade certa e agora procuram recuperar o tempo perdido.

“São trabalhadores rurais, mas são assíduos e comprometidos, vencem o cansaço das horas e dificuldades do trajeto até a escola e o retorno ao lar, feito quase exclusivamente pelo transporte escolar.  Mesmo com tudo isso, é muito gratificante lecionar para esses alunos todos os dias”, diz a professora, acrescentando que a “cada formatura é uma sensação do dever cumprido”.
Imprimir