Imprimir

Notícias / Cidades

Cratera no centro de Cuiabá causa transtorno a motoristas e pedestres há 15 dias; fotos e vídeos

Da Redação - Fabiana Mendes com colaboração de Rogério Florentino

Uma cratera na Avenida Cândido Mariano, também conhecida como Rua das Óticas, no Centro Histórico de Cuiabá, causa transtornos e coloca em risco os pedestres e motoristas.  O buraco teria surgido há cerca de um ano, mas nos últimos 15 dias teria se agravado. Os comerciantes da região reclamam da situação. 

Por meio de nota, a Prefeitura de Cuiabá disse que durante o recapeamento da via foi identificado um vazamento de esgoto vindo da rede de drenagem pluvial. Ficou acordado que a própria empresa responsável pelo recapeamento fará o trabalho de reconstrução do sistema de drenagem. A previsão é que o trabalho seja iniciado ainda nesta semana.

Leia mais:
Serviços na Santa Casa são suspensos e administração cobra repasses de R$ 3,6 mi da prefeitura

Comerciante da região há seis anos, Ana Cláudia contou ao Olhar Direto que a situação teve inicio há um ano, quando um pequeno buraco surgiu. À época, havia um vazamento de água escura, com mau cheiro. “Isso foi se agravando, o buraco foi aumentando o tamanho, os carros começaram a encontrar dificuldades para passarem. O [pessoal] da rua meio que fez uma manifestação, interditou a rua, colocou uma barra de ferro, só que as próprias pessoas que passavam começaram a tirar o que estava impedindo, para liberar o trânsito. A gente tentou de certa maneira chamar a atenção”, disse.
 
Segundo Ana Cláudia, há dois meses uma equipe de manutenção esteve no local e resolveu o problema de vazamento. Dias antes do feriado de Carnaval, ela retornou para finalizar o serviço, no entanto, a rua teria que ser fechada, e um comerciante não autorizou, pois poderia prejudicar o comércio. “No final de semana, eles vieram e fizeram a abertura do buraco, que ficou desse tamanho. Inclusive ficou o maquinário na lateral do muro por dias. Fizeram a abertura do buraco e até então está ai”, acrescentou.
 
Sócio proprietário de uma galeria, João Henrique, contou que já fez diversas reclamações sobre a situação, mas o problema não foi solucionado. “Esse problema aqui não vai terminar só arrumando boca de lobo. O que está entupido é a rede”. Ainda conforme ele, dois carros já caíram nos buracos, mas apesar do susto, ninguém se feriu.

Outro lado 

Os comerciantes da região atribuíam o problema à concessionária Águas Cuiabá. No entanto, assessoria de imprensa informou que a Prefeitura deveria ser procurada pela reportagem. Já o município se manifestou sobre a situação por meio de nota. Veja a íntegra: 

Em relação à demanda da Rua Cândido Mariano, a Prefeitura de Cuiabá esclarece que:
 
- Durante a execução do serviço de recapeamento da via, identificou um vazamento de esgoto vindo da rede de drenagem pluvial.
 
- Dessa forma, a via precisou ser aberta para a verificação da situação, já que o vazamento prejudicaria o serviço de recuperação viária.
 
- No ato, foi constatado que a tubulação entrava-se danificada e precisa ser substituída por uma nova estrutura.
 
- Após a visita de técnicos da Prefeitura, ficou acordado que a própria empresa responsável pelo recapeamento fará o trabalho de reconstrução do sistema de drenagem.
 
- Nesse momento, a empresa está finalizando o processo de aquisição dos materiais necessários para o reparo.
 
- A previsão é que o trabalho seja iniciado ainda nesta semana.



Veja vídeos: 

 
Imprimir