Imprimir

Notícias / Cidades

Projeto de Educação em Saúde Ambiental é levado a 14 municípios de Mato Grosso

Da Redação - Patrícia Neves

Com o tema "Separar para Reciclar" o Projeto de Educação em Saúde Ambiental, do Consórcio Intermunicipal do Complexo Nascentes do Pantanal em parceria com a Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) e prefeituras, será desenvolvido em 14 municípios de Mato Grosso, com ações de conscientização e capacitação para a instauração da coleta seletiva.

Segundo a assessoria, o projeto será realizado durante todo o ano e nessa primeira etapa contemplará municípios consorciados com o seminário: "Por uma Cidade mais Limpa e Saudável". O objetivo é apresentar à comunidade local a Política Municipal de Resíduos Sólidos, que tem na coleta seletiva a base de sustentabilidade do sistema.

Ainda conforme a assessoria, o projeto de educação ambiental apresentará as ações que serão desenvolvidas durante o ano contemplando capacitação de professores da rede municipal e estadual, agentes municipais de saúde, servidores que atuam na limpeza pública e ainda os membros das associações de catadores.

A iniciativa também contará com ações educativas nas escolas, bairros, comércio e outros para disseminar a importância da separação e correta destinação de resíduos secos e úmidos.

O objetivo é diminuir a quantidade de resíduos nos aterros sanitários, por meio da implantação de coleta seletiva, atendendo a comunidade como um todo, gerando emprego e renda, além da preservação do meio ambiente.

​Outra medida trata-se da criação de  comitê de educação ambiental foi formado em cada município, com servidores das prefeituras locais, colaboradores da área de educação e saúde, que serão responsáveis por promover ações do projeto de reciclagem.

Ações Efetivas

O secretário executivo do Consórcio do Complexo Nascentes do Pantanal, Dariu Antonio Carniel, explica que o projeto será desenvolvido ao longo de todo o ano com ações distintas em prol da implantação da coleta seletiva. "O Projeto de Educação em Saúde Ambiental prevê ações efetivas nas comunidades, como a implantação de pontos de entrega voluntária nas escolas, onde as crianças possam levar o lixo para reciclagem", informa o secretário.

A FUNASA já disponibilizou R$ 1,5 mi para a execução do projeto nos municípios de: Araputanga, Cáceres, Curvelândia, Figueirópolis D'Oeste, Glória D'Oeste, Indiavaí, Jauru, Lambari d'Oeste, Mirassol D'Oeste, Porto Esperidião, Reserva do Cabaçal, Rio Branco, Salto do Céu e São José dos Quatro Marcos.

Os seminários serão realizados nas seguintes datas e locais:

02/04
·       Cáceres: período matutino no auditório da SICMATUR;

·       Mirassol D'Oeste: a partir das 18h30min na Praça Ataíde Pereira Leite;

03/04
·       Porto Esperidião: a partir das 14h00min, na Câmara Municipal.

04/04
·       Rio Branco: a partir das 07h30min, na Câmara Municipal;

·       Glória D'Oeste: a partir das 14h00min na Câmara Municipal.

10/04

·    São José dos Quatro Marcos: a partir das 19h00min, na Câmara Municipal.

As informações são da Assessoria de Imprensa 
Imprimir