Imprimir

Notícias / Cidades

Paciente da Santa Casa quase morreu por falta de equipamento; crianças correm risco

Da Redação - Wesley Santiago

Um paciente que está internado na Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá por pouco não morreu há alguns dias. A afirmação foi feita por André Lara, que é funcionário da unidade e usou a tribuna da Câmara de Vereadores, nesta terça-feira (02), para cobrar uma solução rápida para os problemas que o local vem enfrentando. Além disto, pontuou que existem três crianças cujas vidas estão em risco.

Leia mais:
Governo cobra relatório da Santa Casa e diz que não repassa dinheiro para dívida de entidade privada
 
“Há uns dias, um paciente que estava internado dentro da Santa Casa se agravou. Não tinha nada próximo para poder fazer o monitoramento dele e quase foi a óbito. Teve de ser transferido com urgência para o Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá (PSMC)”, disse o funcionário da Santa Casa.
 
André Lara ainda acrescentou que, atualmente, três crianças estão fazendo tratamento oncológico na Santa Casa e que elas estão correndo risco. “Tomara que elas não tenham nenhum descompensamento [piora no quadro de saúde]. Se isto ocorrer, serão três vidas perdidas”.
 
“O culpado de tudo isto não somos nós. Somos guerreiros de estar ali dentro continuando a trabalhar nestas condições. Estamos colocando a cara para bater. Estamos pedindo intervenção para que todos, sem exceção, abracem a Santa Casa. Nossa reivindicação é para que termine esta situação humilhante”, finalizou o funcionário.
 
A Santa Casa de Misericórdia está fechada desde o dia 11 de março por conta de uma série de dívidas com funcionários e fornecedores. Em razão disso, os pacientes oncológicos e nefrológicos foram transferidos para o Hospital de Câncer e Hospital Geral da União (HGU). Entretanto, não foi liberado prontuário para que eles fossem regulados para os outros hospitais, e os pacientes continuam sendo tratados na unidade.
 
Uma intervenção na Santa Casa vem sendo apontada pela classe política como possível solução. Na última semana, aconteceu uma audiência pública para a discussão de um modelo de intervenção na unidade de Saúde.
 
Na última semana, os secretários de Saúde do Estado de Mato Grosso e do município de Cuiabá, Gilberto Figueiredo e Luiz Antônio Possas, respectivamente, garantiram que vão atuar de forma conjunta em favor da saúde pública da Capital mato-grossense.
Imprimir