Imprimir

Notícias / Cidades

Hilux foi o veículo mais roubado nos dois primeiros meses de 2019 em Cuiabá; veja lista

Da Redação - Wesley Santiago

Um levantamento feito pelas forças de segurança aponta que a caminhonete Toyota Hillux foi o veículo mais roubado por criminosos nos dois primeiros meses de 2019. A proximidade de Cuiabá com a fronteira na Bolívia é um desafio com o qual as autoridades têm que lidar diariamente. Para tentar amenizar os ‘atravessamentos’, câmeras com sistemas de leitores de placas (OCR) estão sendo instalados nas principais rotas dos bandidos.

Leia mais:
Cuiabá quer aumentar fiscalização com câmeras; veículo roubado chega a Bolívia em quatro horas
 
O levantamento, dos meses de janeiro e fevereiro, colocam a Toyota Hilux como o veículo mais roubado (27). Depois, aparecem: VW Gol (12); Toyota Etios (12); Chevrolet Onix (11); Renault Logan (10); Honda XRE300 (9); Hyundai HB20 (9); Ford Ka (8); Honda CG125/160 (7) e Honda Biz (7).
 
Por conta do fato, Cuiabá quer a ampliação  do número de câmeras com sistema OCR, capaz de realizar a leitura de uma placa e identificar as condições de um veículo (se existe comunicado de roubo/furto ou débitos com IPVA) em até trinta segundos.
 
No último dia 26, o presidente do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT), Gustavo Vasconcelos, se reuniu com o secretário de Mobilidade Urbana de Cuiabá, Antenor Figueiredo, para tratar da parceria entre os dois órgãos na fiscalização contra roubos e furtos de veículos.
 
A capital mato-grossense possui hoje 15 câmeras de monitoramento de trânsito com sistema OCR, que reconhece as placas dos veículos. Na conversa, os gestores trataram da utilização do sistema inteligente para dar celeridade na busca de veículos furtados ou roubados, antes que deixem o município.
 
“Em quatro horas é possível levar um veículo furtado de Cuiabá até Cáceres e atravessar a fronteira para a Bolívia. Queremos evitar isso e dar celeridade nas buscas por um veículo furtado ou roubado assim que o proprietário ligar no 190. Essa comunicação será possível através de uma interligação entre os sistemas da Semob, Detran e da Secretaria de Segurança Pública”, explicou Gustavo, lembrando que a Sesp possui quatro câmeras OCR em Cuiabá.
 
O titular da Semob demonstrou interesse na parceria e contou que a capital mato-grossense quer ampliar o número de câmeras OCR, que devem ser instaladas nos radares do município.
 
“Seria a primeira vez que Cuiabá e Mato Grosso andariam juntos nesse sentido e vejo que essa parceria seria muito benéfica para todos, aumentando nossa segurança. Por parte da prefeitura não mediremos esforços para que efetivamente aconteça e todos nossos equipamentos estarão à disposição”, disse Antenor Figueiredo.
 
Uma reunião entre os órgãos ainda deve ser marcada para estudar a forma de proceder a interligação entre os sistemas.
Imprimir