Imprimir

Notícias / Política MT

Câmara convoca diretor de empresa para explicar irregularidades na coleta de lixo em Cuiabá

Da Redação - José Lucas Salvani

O vereador Dilemário Alencar (PROS) convocou, nesta quinta-feira (25), o diretor geral Maurício Lupino da empresa Locar Saneamento Ambiental, responsável pela coleta de lixo em Cuiabá, para explicar irregularidades no ambiente de trabalho e falta de coleta em alguns bairros da capital mato-grossense. O diretor deve comparecer na próxima quinta (02).

Leia mais:
Entre Fábio Garcia e Botelho, Mendes desconversa e deixa Prefeitura de Cuiabá para 2020

"Essa empresa já recebeu nos três primeiros meses deste ano mais de R$ 7,3 milhões da prefeitura. Porém os garis estão trabalhando em número reduzido e em caminhões velhos, sem equipamentos de segurança, como luvas e botas. O pátio da empresa está totalmente insalubre, com a existência de chorume. Realmente as condições de trabalho são desumanas, como mostra cenas de vídeos exibidos pela imprensa e na rede social”, esclarece.

Dilemário aponta que o número de reclamações quanto a falta de coleta de lixo cresce cada vez mais e há bairros onde o caminhão coletor não passa há dez dias. “O que está acontecendo é um absurdo, pois a empresa Locar assinou em janeiro um contrato com a prefeitura para receber neste ano quase R$ 40 milhões, mas a coleta de lixo piorou".

Convocado para a próxima quinta-feira, Maurício Lupino deverá explicar à Câmara sobre o descumprimento do contrato firmado com a Prefeitura de Cuiabá, quanto ao prazo da entrega de novos caminhões coletores e barco fluvial para a limpeza do rio Cuiabá. A entrega dos veículos deveria ter acontecido nesta segunda-feira (22) e foi adiada para o dia 3 de maio.

“Espero que não haja mais desculpas para a entrega dos caminhões e o começo da coleta fluvial do rio Cuiabá. Se houver outro atraso, vou denunciar ao Ministério Público e ao Tribunal de Contas que a Prefeitura de Cuiabá está sendo complacente com essa empresa”, afirma o vereador Dilemário.
Imprimir