Imprimir

Notícias / Picante

Carta aberta

Da Redação

O prefeito de Cáceres, Francis Maris (PSDB), emitiu carta aberta à população do município, na qual se diz vítima do “ódio e da inveja” de seus opositores, por meio de um veículo de comunicação local. No comunicado, o tucano elenca feitos de sua gestão e dispara: “enquanto os cães ladram, a caravana passa”.

Veja a íntegra:

Do prefeito Francis Maris Cruz aos cacerenses
 
Nos últimos dias, tenho sido alvo de ataques veementes de um site da cidade que se apresenta como órgão de imprensa, mas que tem agido como veículo semeador de ódio e inveja, muito longe dos verdadeiros objetivos de um jornalismo de verdade. São acusações infundadas, infames, mentirosas, caluniosas e difamatórias que partem de uma pessoa de crédito duvidoso e que aposta no 'quanto pior melhor'.
O cidadão e a cidadã cacerense sabem a diferença que a nossa administração fez e continua fazendo para o município de Cáceres. Assumi uma cidade que não tinha remédios nos postos de saúde. O mau atendimento por falta de médicos era famoso até em noticiários de outros estados. Não havia trator, caminhão nem máquinas. Muitos funcionários não podiam trabalhar porque não havia computador. Não havia controle de nada, era uma bagunça, com funcionários fantasmas e roubos do bem público, como combustíveis e medicamentos. A Prefeitura era uma casa onde todo mundo mandava, mas ninguém decidia nada. O cidadão ficava sem respostas para muitos problemas. A conexão que os funcionários tinham era alguém que transportava documentos numa bicicleta, porque internet era apenas um sonho. A cidade parecia um queijo suíço, de tanto buraco. As estradas rurais eram um verdadeiro caos.
Eu fiz o que tinha de ser feito, dentro das possibilidades, mas se dependesse dos cofres que me deixaram, a única coisa a ser feita seria fechar as portas. Então, como a Prefeitura não tinha recursos, comprei mais de 100 mil reais de medicamentos com dinheiro do meu próprio bolso para resolver momentaneamente o problema de milhares de pessoas. Fiz o mesmo para comprar computadores para o município.
Ao colocar a Prefeitura nos trilhos, conseguimos trazer de volta a confiança dos credores, iniciamos o pagamento de dívidas imensas, colocamos os salários dos funcionários do município em dia e reascendemos a esperança de dias melhores em Cáceres.
Com o passar dos meses, ajeitamos a casa usando da nossa, credibilidade criada em razão de muito trabalho, para, ao longo desses seis anos de mandato, poder comprar dezenas de carros que estão a serviço do município, como automóveis, caminhões, tratores, ônibus escolares, ambulâncias e até uma usina de asfalto.
Colocamos ordem no serviço público, organizando todas as secretarias e departamentos, iniciamos a recuperação da malha viária, tampando milhares de buracos e construindo centenas de metros de asfalto novo, além do recape que deu vida nova em ruas e avenidas, como na Tancredo Neves, que tinha mais buracos do que asfalto por causa do abandono em que se encontrava.
Já recuperamos milhares de quilômetros de estradas rurais, fizemos novas pontes e estamos recuperando várias outras.
As escolas e creches que estão sendo construídas, um Centro Esportivo gigante e um amplo prédio novo para a UPA (Unidade de Pronto Atendimento – da Saúde) são obras que orgulham não só nosso governo, mas também a população que percebe a diferença numa Administração de obras, serviços e realizações, que são conquistas que há muitos anos não se via em Cáceres.
Com tudo isso, conseguimos devolver ao povo o orgulho de ser cacerense, com um jeito diferente de fazer política, porque temos a franqueza de dizer não quando necessário e a competência de fazer até o impossível para cumprir os compromissos assumidos.
A forma franca como tratamos das coisas públicas podem não agradar a algumas pessoas que não se acostumam com um administrador que não aceita bajuladores e gente acostumada a se sustentar a custas do erário sem trabalhar. Mas, contamos com o apoio dos cidadãos e cidadãs que reconhecem as conquistas da nossa Administração. Contamos também com um braço direito e companheiro de todas as horas, a vice-prefeita Eliene Liberato. Tão importante ainda é a parceria do funcionalismo sério que não mede esforços para que as coisas aconteçam e uma equipe de secretários e coordenadores que trilham no esmero e cuidado com a coisa pública. São pessoas que sabem o valor de tudo já realizado e sabem que mais ainda não foi feito por falta de recursos financeiros. É gente que não se deixa enganar por pesquisas realizadas dentro de grupos frequentados por adversários, onde qualquer pergunta terá a resposta pretendida por quem perguntou e, por isso, não tem nenhuma credibilidade.
Acima dos problemas, temos o apoio de todos os que acreditam na nossa honestidade e que permanecem ao nosso lado nessa empreitada de levar Cáceres adiante, na melhor estrada do futuro, no caminho certo.
Juntos, seguimos rumo ao amanhã dos vencedores, onde o ódio não tem vez, onde a inveja fica apena na margem do caminho, porque, como diz o velho ditado, enquanto os cães ladram, a caravana passa.
 
Muito obrigado
 
Francis Maris Cruz
Prefeito de Cáceres-MT
 
Imprimir