Imprimir

Notícias / Política MT

Governador destaca independência do Judiciário e participa de lacre de cápsula do tempo

Da Redação

Ladeado pelos chefes dos Poderes Legislativo e Judiciário de Mato Grosso, o governador Mauro Mendes (DEM) destacou, durante solenidade de comemoração dos 145 anos de instalação do Tribunal de Justiça no Estado, a importância da independência e autonomia de todos para o fortalecimento da democracia. Uma cápsula do tempo, que deverá ser aberta daqui a 45 anos também foi lacrada e, dentro dela, foram colocadas cartas dos desembargadores com informações e conteúdos sobre o momento atual da Justiça, que somente serão conhecidos no futuro.

Leia mais:
Mauro "antecipa" previsão de Gallo e se diz otimista para pôr fim a escalonamento em junho

“Todos nós compreendemos o papel importante que o Poder Judiciário tem na democracia, na manutenção da sociedade e na garantia dos direitos dos cidadãos. Tenho absoluta convicção que esse Tribunal, ao longo desses anos, tem promovido a Justiça que a sociedade espera”, declarou o governador, ao parabenizar o Tribunal.

O evento contou com a presença de representantes de outras instituições, como a presidente em exercício da Assembleia Legislativa, Janaina Riva, e o procurador-geral de Justiça, José Antônio Borges.

Janaína Riva destacou que se lembra das instalações das comarcas no interior do Estado e como essa aproximação da Justiça trouxe imensos benefícios para a população mato-grossense. "Tenho clara a imagem de quando se instalavam comarcas no interior e cada obra tinha o significado social, muitas vezes, maior que o fim jurídico. Era a sensação de segurança e fim de abandono a cada comarca instalada. Queremos firmar o compromisso de fortalecer as comarcas do Estado, pois sabemos o quanto são importantes para todos", disse.

"Tenho certeza que Mato Grosso precisa muito da nossa Justiça como é hoje. Todos aqui compreendem o papel importante que ela tem na democracia e na estabilidade do nosso país e do nosso Mato Grosso. Tenho absoluta convicção que a Justiça, neste Estado, tem sido promovida por este Tribunal e por todos os operadores de Direito. Vim aqui para externar a nossa gratidão e reconhecimento a esse importante poder e à sua história", acrescentou o governador Mauro Mendes.

Durante as comemorações, o Tribunal apresentou a encenação de um teatro, dentro das dependências do Plenário, onde ocorrem as sessões de julgamento da Corte. Em caracterização de Ruy Barbosa, patrono do Judiciário, um ator representou um trecho da obra do jurista.

O discurso 'Oração aos Moços' foi escrito nos idos de 1920 diretamente para os estudantes da Faculdade  de Direito do Largo de São Francisco, em São Paulo, e ainda é referência para os operadores das leis no país. Com a apresentação do grupo teatral Cena 11, a mensagem transmitida foi de uma Justiça voltada para a sociedade.
Imprimir