Imprimir

Notícias / Política MT

Nova frota de ônibus deverá ser 100% adaptada para pessoas com deficiência

Da Redação - Thaís Fávaro

O prefeito Emanuel Pinheiro entregou na quarta-feira (8), o estudo técnico para análise do processo licitatório do transporte coletivo da capital. Uma das exigências que serão estabelecidas para execução do contrato de serviços e que estarão no processo, é de que 100% da frota tem que ser adaptada para pessoas com deficiência, WiFi disponível, carregadores de celular, câmeras de segurança, além do tempo de uso da frota que irá diminuir de cinco anos e meio de uso para 4 anos e meio, no máximo.
 
Leia mais
Vereador pede cancelamento do aumento da tarifa de ônibus em Cuiabá

“Mais um compromisso firmado na campanha eleitoral que foi cumprido com a população, que é de oferecer um atendimento de qualidade e excelência para aqueles que utilizam os serviços públicos de mobilidade urbana”, disse o prefeito. O estudo foi entregue antes do prazo estipulado, que era 15 de maio.
  
“Já começamos esse processo de melhorias e investimentos na área da mobilidade urbana, especificamente no que diz respeito ao transporte coletivo com a colocação de contêineres, estações, abrigos e pontos de ônibus modernos, novas estruturas e com todo conforto para o usuário que utiliza o transporte todos os dias, seja para o trabalho ou até mesmo momento de lazer. Com essa etapa da licitação, concluímos o ciclo da humanização na mobilidade urbana”, pontuou.  

Na oportunidade, Pinheiro fez questão de ressaltar que a última licitação feita no município sobre o transporte coletivo, ocorreu há mais de vinte anos. Por conta disso, diante da especificidade do tema, uma Comissão Especial de Trabalho foi criada e será formada por membros das Secretarias de Gestão, Mobilidade Urbana e da Procuradoria Geral do Município, que será responsável por analisar o estudo técnico e acompanhar nos mínimos detalhes, todos os encaminhamentos contidos na próxima fase que é a licitação para escolha da nova empresa para operar no transporte coletivo. A comissão será presidida por um membro da pasta de Gestão.

“Quero aqui registrar que um fator que irá contribuir e pontuar a empresa como ganhadora será aquela que apresentar o maior número de carros zero km com ar condicionado. Isso será um fator positivo e irá colaborar para que possamos alcançar a nossa meta, que é de conseguir num menor tempo possível, ter 100% da frota com ar condicionado. Hoje temos 15% da frota com ar, iremos pular para 30%”, ressaltou.

“Nós vamos fazer constar no edital a preparação para o sistema sustentável, ou seja, para cada lote da frota, 04 ónibus híbridos ou elétricos, sendo esse um projeto piloto, para que no futuro toda frota a diesel, seja trocada por esse modelo voltado para a sustentabilidade e respeito ao meio ambiente”, concluiu.
 
 
Imprimir