Imprimir

Notícias / Agronegócios

Dia do Cacau e do Chocolate é comemorado nesta quinta-feira

Mapa

Hoje é o Dia do Cacau e do Chocolate. A data foi instituída para ampliar o agronegócio do cacau e derivados, revitalizar e valorizar a lavoura cacaueira brasileira, além de estimular a sustentabilidade da produção. Mais de 31 mil propriedades rurais cultivam o cacau. São 665.175 mil hectares de área plantada. Em 2008 foram produzidos 180 mil toneladas, volume estimado também para este ano.

Um fator que tem contribuído para aumentar a produtividade é o clone do cacau. O fruto é multiplicado por propagação vegetativa, apresenta as mesmas características da planta matriz, tem maior resistência às doenças e pragas e alta produtividade. Segundo o diretor da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), Jay Wallace, a tecnologia proporciona mais oportunidades para a cadeia produtiva. “O plantio clonal diminui custos e aumenta significativamente a produtividade, a renda, os emprego e a aquisição de insumos”, explica.

O setor conta, ainda, com o Plano de Desenvolvimento do Agronegócio na Região Cacaueira do Estado da Bahia (PAC do Cacau), lançado no ano passado pelo governo federal. A expectativa é investir, até 2016, R$ 2,4 bilhões na recuperação da lavoura, equacionamento de dívidas rurais e incremento da produção de seringueira e dendê.

Chocolate - Cacau, açúcar e leite são ingredientes do famoso chocolate. O processo de produção do doce vai muito além da cozinha. Para um bom chocolate, é preciso também da boa produção e tratamento adequado do fruto. Além de saboroso, o chocolate é nutritivo, quando consumido de forma moderada. Sua tabela nutricional inclui glucídios, lipídeos, vitaminas B1, B2 e PP, cálcio, ferro, magnésio, potássio.

Produção - Para produzir cacau de qualidade é preciso ter solo fértil, arejado, drenado e profundo. A propriedade deve seguir as recomendações técnicas para o manejo da cultura, como limpeza de área, poda, adubação, controle de pragas e doenças, colheita e pós-colheita. A presença de material genético produtivo e tolerante às doenças e pragas também garante bom produto final. Gestão e recursos financeiros, também são necessários.
Imprimir