Imprimir

Notícias / Política MT

Vereador de Cuiabá é investigado por indisciplina e pode ser expulso de seu partido

Da Redação - Carlos Gustavo Dorileo

A Comissão de Ética do Diretório Municipal do Partido Verde irá apurar denúncias contra o vereador Felipe Wellaton (PV) pela prática de indisciplina e infidelidade partidária. A investigação parte do pedido de um filiado, que encaminhou na semana passada ao presidente da sigla em Cuiabá, Marcos Veloso, uma representação por descumprimento do Programa e do Estatuto do PV, pedindo inclusive a expulsão do parlamentar.

Leia também
Aula pública na UFMT contra cortes na Educação convoca para nova paralisação nacional


De acordo com o documento que o Olhar Direto teve acesso, o filiado José Marcos Barbosa ingressou com a representação alegando que Wellaton é objeto de uma investigação do Ministério Público Estadual (MPE) e que vem ‘descumprindo de forma sistemática e reiterada com as obrigações de filiado do PV, podendo vir a causar prejuízos inestimáveis a agremiação, inviabilizando o partido nas próximas eleições’.

A investigação que o filiado se refere, trata-se de uma denúncia de que Wellaton teria desviado parte de verbas indenizatórias de seu antigo chefe de gabinete, Jadson Nazário de Freitas.

“Um inquérito foi instaurado pela Delegacia Especializada em crimes Fazendários e Contra a Administração Pública (Defaz), que segue ouvindo testemunhas e investigando. Além de ser expulso e perder o mandato, aquele que comete peculato está sujeito a pena de 2 a 12 anos de prisão, conforme artigo 312 do Código Penal”, diz trecho da representação, que deve ser encaminhada nos próximos dias para a Comissão de Ética do PV.

A reportagem entrou em contato com o presidente do partido em Cuiabá, vereador Marcos Veloso, que disse não ter conhecimento sobre o caso e que até o momento não recebeu a representação, mesmo com o documento contendo seu carimbo e uma assinatura, dando conta do recebimento.

Veloso ainda usou a tribuna da Câmara na sessão ordinária desta quinta-feira (23) para solicitar ao presidente Misael Galvão uma cópia do processo que envolve a denúncia que está tramitando na Comissão de Ética da Casa de Lei, em desfavor de Wellaton, alegando que o PV precisa ‘analisar o material’.

“Apresentamos um requerimento a presidência da casa na qualidade de presidente municipal do diretório do Partido Verde pedindo uma cópia do processo que corre na Comissão de Ética em desfavor do vereador Felipe Wellaton, do nosso partido. Gostaria que nosso diretório municipal e o partido pudesse analisar todo o material, haja vista que temos procedimentos a realizar”, disse o vereador.

Olhar Direto também entrou em contato com o vereador Felipe Wellaton, por meio de sua assessoria de comunicação, que informou que o parlamentar ainda não foi notificado sobre o caso.  

Imprimir