Imprimir

Notícias / Esportes

Volta de Ronaldo repercute na mídia internaciona

Gazeta Press

Eleito o melhor jogador do mundo em três oportunidades (1996, 1997 e 2002), Ronaldo, com a camisa número 9, fez sua estreia pelo Corinthians na vitoria sobre o Itumbiara por 2 a 0, ontem, pela Copa do Brasil, aos 22min do segundo tempo, ao entrar no lugar do atacante Jorge Henrique. Com o resultado no estádio Juscelino Kubitscheck, em Itumbiara (GO), o Corinthians, já com sua maior estrela em campo, avançou à próxima fase da torneio.

O Fenômeno foi anunciado como reforço corintiano no início de dezembro. Desde então vinha realizando treinamentos focando a estreia. Ronaldo não atuava em um jogo oficial desde o dia 13 de fevereiro de 2008, durante o empate do Milan com o Livorno, por 1 a 1, pelo Campeonato Italiano, quando rompeu o tendão patelar do joelho esquerdo e teve que passar por uma delicada cirurgia.

Ontem à noite, antes do início da partida, o atleta foi cercado por repórteres e seguranças quando fazia o aquecimento no gramado antes de se dirigir ao banco de reservas. Alguns dos suplentes tinham dificuldades para chegar ao local pela multidão que cercava o banco.

Na saída do jogo, em meio a uma confusão com os jornalistas que se aglomeravam para entrevistá-lo, Ronaldo foi atingido por um microfone e levou sua mão ao rosto.

Repercussão
O site do jornal italiano "La Gazzetta dello Sport" destaca a volta do jogador contra o Itumbiara ainda longe da forma física ideal. Segundo a "Gazzetta", Ronaldo demonstrou "pouco futebol".

O jornal também fala sobre "os torcedores corintianos utilizaram de todos os meios para chegar ao estádio Juscelino Kubitschek" e cita os fãs que ficaram na frente do hotel onde o Corinthians ficou concentrado para assediar o Fenômeno.

A "Gazzetta" finaliza reportando sobre a possibilidade de Ronaldo atuar no clássico contra o Palmeiras, no próximo domingo, pelo Campeonato Paulista, e cita que o técnico Mano Menezes se disse satisfeito com a estreia do atacante.

Já o jornal espanhol "Marca" falou sobre o entusiasmo e os aplausos do público pelas arrancadas do jogador, "que não conseguiu finalizar a gol". A publicação lembra que Ronaldo atuou contra dois ex-companheiros da "canarinha", Túlio Maravilha e Denílson.

"Ronaldo pôde tocar na bola várias vezes e voltou a mostrar que seus pés, aos 32 anos, ainda acumulam a qualidade que o converteu no melhor do mundo por três vezes, segundo a Fifa."

Segundo o "Marca", "Ronaldo não conseguiu chutar a gol, em parte porque era o mais marcado e também porque a tensão da partida já estava caindo, visto que o Corinthians tinha garantida sua classificação para a segunda fase da Copa com o 2 a 0 no marcador".

O jornal finaliza recordando a polêmica saída noturna do jogador em Presidente Prudente, na última semana, que culminou com o seu atraso na chegada à concentração da equipe e causou a demissão do diretor-técnico Antônio Carlos. 

O site do diário inglês "Guardian" concentra sua reportagem no "olho roxo" que o atacante teria recebido ao ser atingido por um microfone durante a confusão com os jornalistas na saída da partida.

"Ronaldo entrou no minuto 68 e pode jogar novamente no domingo contra o Palmeiras, tradicional rival do Corinthians, no campeonato estadual", diz o "Guardian", que também cita as frases de Mano Menezes sobre a volta do jogador.

"O melhor jogador do mundo por três vezes foi cercado de fotógrafos e repórteres a partir do momento que chegou ao estádio, e mesmo no banco de reservas ele lutou para evitar os jornalistas. Ele foi cercado quando deixou o campo, mas saiu sem falar com a imprensa."

O "Guardian" também relembra as cirurgias no joelho pelas quais Ronaldo teve de passar e relembra o seu retorno na Copa do Mundo-2002, quando ajudou o Brasil a conquistar o pentacampeonato no Mundial do Japão e Coreia do Sul.

O site da revista norte-americana "Sports Illustrated" destaca o "novo retorno" de Ronaldo ao futebol. O atacante foi "festejado pela maioria dos 30.000 fãs que encheram o estádio Juscelino Kubitschek", diz a revista.

"Ronaldo, de 32 anos, tocou a bola pela primeira vez depois de menos de um minuto [que havia entrado], e aos 74min ele quase conseguiu alcançar uma bola cruzada na área."

"Ele disse que sofreu falta ao tentar passar por dois defensores aos 75min, perto da entrada da área, mas o juiz disse que ele se jogou", segue a "Sports Illustrated", que descreve outros lances que tiveram a participação de Ronaldo.

"Ronaldo, que estabeleceu um recorde ao marcar 15 gols em Copas do Mundo, era esperado para estrear no domingo, contra o Palmeiras, arquirival do Corinthians, no Campeonato Paulista, mas o desempenho recente do atacante nos treinos levou Menezes a adiantar a estreia", explica a revista.
Imprimir