Imprimir

Notícias / Política BR

Projeto de Bolsonaro, Mendes e Caiado abarca 27 cidades e vai recompor florestas

Da Redação - Patrícia Neves

O presidente Jair Bolsonaro, juntamente com o governador de Mato Grosso Mauro Mendes e de Goiás, Ronaldo Caiado, assinam na manhã de hoje (5), convênio entre as gestões para o  plantio de mudas em propriedades às margens do Rio Araguaia.  Em razão da presença de Bolsonaro, um forte aparato de segurança foi montado e até o espaço aéreo chegou a ser fechado para garantir a segurança de Bolsonaro, na cidade de Aragarças (GO), que faz divisa com Barra do Garças (MT).

Leia Mais:
Deputada acusa ministro da Educação de tentar comprar votos de parlamentares mato-grossenses

O programa,  lançado  hoje no Dia Mundial do Meio Ambiente, prevê a recuperação de 10 mil hectares de áreas degradas em 27 municípios da região, sendo 5 mil em cada um dos Estados, Mato Grosso e Goiás. Na primeira etapa, o objetivo é recompor as florestas protetoras de áreas de preservação permanente e manejar pastagens e atividades agropecuárias com tecnologias de agricultura de baixo carbono, bem como implantar sistemas agroflorestais nas zonas de recarga de aquíferos, nas cabeceiras e nos afluentes que formam o Rio Araguaia.

Privilegiando as cabeceiras do rio que corta cinco estados em um percurso de 2600 quilômetros, a área de abrangência da atuação em Mato Grosso engloba os municípios que compõem o Comitê de Bacia Hidrográfica do Alto Araguaia: Alto Taquari, Alto Araguaia, Alto Garças, Araguainha, Ponte Branca, Ribeirãozinho, Torixoréu, Guiratinga, Pontal do Araguaia, Tesouro, General Carneiro, Barra do Garças.
 
Segundo agenda disponibilizada, às 14h30, os governadores Mauro Mendes e Ronaldo Caiado visitarão propriedades com áreas degradadas e farão um plantio simbólico de mudas de espécies nativas, simbolizando o início do programa. Do lado mato-grossense, o ato será realizado na Fazenda Pôr do Sol, no município de Pontal do Araguaia. Já em Aragarças, o local escolhido foi a Fazenda Bela Vista.
Imprimir