Imprimir

Notícias / Política MT

Coordenador do Ministério da Saúde diz que entrega do HMC por etapas foi “vista com bons olhos”

Da Redação - Érika Oliveira

O coordenador-geral de Atenção Hospitalar do Ministério da Saúde, Rafael Leandro de Mendonça, esteve em Cuiabá um dia antes da entrega da 3ª etapa do Hospital Municipal de cuiabá (HMC), realizada no último dia 30, e declarou que o Governo Federal viu com bons olhos a entrega por etapas da unidade. Ele destacou, ainda, a importância do hospital para Mato Grosso.

Leia mais:
Ministro inaugura segunda etapa do HMC e libera R$48 mi para custeio

“A entrega em etapas é vista com bons olhos pelo Ministério da Saúde, pois demonstra que o cronograma foi bem planejado, observando as legislações e as especificidades comuns aos espaços médicos. Cada ala sendo inaugurada no seu tempo determinado favorece o nosso principal objetivo, que é o paciente, o usuário do SUS. Importante ressaltar que dentre os hospitais que estão com os cronogramas prontos, o HMC é um dos principais que já se destaca em nível nacional pela excelência que está sendo implantado e pelo parque tecnológico que o compõe”, disse.

O prefeito Emanuel Pinheiro lembrou que o HMC é um marco na saúde pública no estado. “Entregar este hospital foi um compromisso de campanha que eu fiz com a população e quero aqui agradecer a união da classe política mato-grossense em prol da realização deste sonho. Ver este hospital funcionando é uma realização pessoal para mim, principalmente quando ouvimos do representante do Ministério da Saúde, que o HMC está entre os 3 melhores hospitais do Brasil em implantação”, comentou Pinheiro.

A vinda do representante oficial do Ministério da Saúde à Cuiabá faz parte das ações de vistorias de rotina com vistas na liberação de recursos, dentre eles o custeio de pouco mais de R$ 48 milhões, assinado pelo ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, que esteve na Capital de Mato Grosso em abril, quando houve também a fiscalização da 2ª etapa entregue à população.

Conforme explicou o coordenador geral, a missão das visitas técnicas têm sido analisar a qualidade e cumprimento de cada etapa do hospital, bem como os serviços que já foram colocados em funcionamento. Tudo isso feito por vastos registro fotográfico, além de informações técnicas e operacionais colhidas entre funcionários e pacientes. Os dados, conforme relatou, que vem impressionando positivamente, servirão de subsídios para a confecção de relatórios e culminarão na liberação de recursos.

"Este é um procedimento padrão do Ministério da Saúde e o faremos até a entrega total do HMC. Ou seja, voltaremos em outros momentos para avaliar a qualidade do serviço ofertado, pontualmente à medida que as etapas forem sendo entregues. Mas, é importante destacar que saímos daqui extremamente satisfeitos com o trabalho que está sendo realizado para servir a população mato-grossense. Isso porque, sem dúvida, este hospital será um importante ganho para o SUS - Sistema Único de Saúde, não apenas de Cuiabá, mas de todo o estado que busca atendimento aqui. A excelente impressão de tudo o que analisamos, oferta segurança e respaldo para que possamos buscar a viabilização de mais ajuda financeira. Com toda certeza, Cuiabá continuará contando com o nosso apoio”, concluiu.

HMC

Com as três entregas realizadas, o HMC já oferta 180 leitos clínicos, ambulatório, enfermaria, farmácia satélite, parque de imagens que atende serviços de ultrassonografia, endoscopia, colonoscopia e radiografia, além do refeitório.
Imprimir