Imprimir

Notícias / Cidades

Com 15 dias de greve, quase 50% das escolas estão funcionando

Da Redação - Thaís Fávaro

Das 767 escolas da rede estadual de Mato Grosso, 361 já retomaram as atividades, ou seja, 47% estão em funcionamento integral ou parcialmente. Cerca de 35 escolas da rede estadual de ensino de Mato Grosso retornaram às aulas na segunda-feira (10). Em cidades como Tangará da Serra e Sorriso (239 Km e 420 Km de Cuiabá respectivamente) apenas duas escolas estão com as atividades paralisadas. Já em General Carneiro (442 Km de Cuiabá), todas as sete escolas do município já retomaram as atividades. 

O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep) decidiu  em assembleia realizada na tarde do dia 10, manter a greve por tempo indeterminado até que o governo apresente propostas concretas para a categoria.

Leia mais
Sem proposta, servidores da educação decidem manter greve e partem para protesto em avenida; veja vídeo
 
Segundo o diretor da Escola Estadual Dr. João Ponce de Arruda, Tárcio Pereira Resende, na segunda-feira (10), os profissionais da educação, da área administrativa e de apoio voltaram a trabalhar normalmente. “Nesta terça-feira (11) os alunos voltam para estudar. Já estamos agilizando a reposição de aula e, para isso, já entramos em contato com a assessoria pedagógica”, frisou.

Tárcio Resende explicou que os professores fizeram uma assembleia na escola para decidir pela volta, pois a unidade escolar depende de alunos e também do transporte escolar para funcionar. “Foi uma decisão correta dos nossos profissionais da educação”, assegurou.

Na EE Pindorama, localizada no município de Rondonópolis (a 212 quilômetros ao sul da Capital), o retorno das aulas ocorreu antes. Na quarta-feira (05), os profissionais da educação fizeram uma assembleia na própria escola e optaram pelo retorno às aulas.
“Com a decisão de voltar às aulas, no dia seguinte, quinta-feira (06) tivemos a presença dos alunos com o reinício das atividades. Desde o início da paralisação, foi firmado o acordo de fazer uma assembleia e que a decisão da maioria valeria.  Como a maior parte dos profissionais da educação não queria continuar o movimento de paralisação, então, voltamos ao trabalho”, explica a secretária escolar Samira Mendes.

Mais escolas retornam

Em menos de uma semana, de 25 unidades, o número aumentou para 35 as escolas que funcionam ao menos em um turno em todo o Estado. Da última quarta-feira (05) até esta segunda-feira (10), mais seis escolas voltaram às atividades. Destas seis, três são de Campo Verde (131 Km de Cuiabá): EE Jupiara, EE Ulisses Guimarães, EE Waldemon Moraes Coelho. A estas, somam-se as EE Alfredo José da Silva (Barra do Bugres – a 168 Km da capital), EE Maria Miranda Araújo (Colniza – a 1065 Km) e EE Luiz Carlos Ceconello (Lucas do Rio Verde – 354 Km de Cuiabá).

Tangará

Em Tangará da Serra, o Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) Antônio Casagrande também retornou às atividades. Com isso, nenhuma das quatro escolas estaduais do município estão paralisadas.
               
 
Imprimir