Imprimir

Notícias / Política MT

MEC libera R$ 15 milhões para obras em Escolas Técnicas de Mato Grosso

Da Redação - Carlos Gustavo Dorileo

O Ministério da Educação (MEC) liberou R$ 15 milhões para a conclusão de obras em oito Escolas Técnicas estaduais que estavam paradas. A informação foi confirmada pelo deputado federal Leonardo Albuquerque (SD), que articula a liberação do convênio desde que tomou posse no mês de fevereiro.

Leia também
Presidente do TJ diz que não há o que fazer pela segurança de magistrados contra invasões de celular


Os municípios contemplados, conforme o parlamentar, são Cuiabá, Cáceres, Juara, Água Boa, Primavera do Leste, Campo Verde, Sorriso e Matupá.

“Desde o começo do mandato de deputado estadual, em 2015, fizemos um trabalho intenso junto à Secitec para a retomada das obras de algumas escolas técnicas, mas principalmente pela construção da Escola Técnica Estadual de Cáceres. É um empreendimento muito importante para toda a região porque com mão de obra qualificada podemos melhorar o perfil econômico regional. Por isso, essa obra tem um fator social importantíssimo na geração de empregos”, afirmou o deputado.

Os convênios entre Governo do Estado e Ministério da Educação para aporte de recurso federal na construção das escolas técnicas estaduais foram assinados em 2008 e 2009. As obras começaram em 2010 e tiveram problemas pela falta de recursos tanto na esfera federal quanto estadual. Em 2015, algumas obras foram retomadas.

Como deputado estadual, Leonardo Albuquerque cobrou reiteradas vezes e garantiu a liberação das verbas oriundas do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação. No entanto, o Governo Federal não concluiu o aporte de recursos e as obras das escolas foram paralisadas, algumas com mais de 80% já concluídas.

Em fevereiro deste ano, após posse, Leonardo encaminhou a demanda à Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República e cobrou a autorização de empenho e liberação de pagamentos das verbas federais. O mesmo pedido foi feito ao MEC e Fundo Nacional da Educação reiteradas vezes.

“Uma das minhas bandeiras de atuação é a educação. Estamos cobrando liberação de recursos do governo e apoiando as ações em prol da educação que é a melhor forma de mudar a vida das pessoas. Precisamos trabalhar para criar novas oportunidades. A educação é o principal instrumento de transformação social. Continuo acompanhando de perto essa demanda. E estar na inauguração dessas Escolas Técnicas será uma grande vitória para Mato Grosso”, finalizou o parlamentar.

Com a liberação do orçamento no MEC, o próximo passo será garantir os recursos financeiros junto ao Ministério da Economia.
Imprimir