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Defaz cumpre mandados em prefeitura e secretaria de Educação por suposto desvio de combustível

Da Redação - Wesley Santiago

A Delegacia Especializada em Crimes Fazendários e Contra a Administração Pública (Defaz) cumpre, na manhã desta quinta-feira (13), cinco mandados de busca e apreensão, referentes a 'Operação Ouro Negro', que apura fraudes no abastecimentos da frota de veículos da Prefeitura de Poconé (104 quilômetros de Cuiabá).

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Quatro buscas são realizadas na Prefeitura de Poconé e um na empresa Vale Card, em Uberlândia (MG). 

A ação, inserida no inquérito policial 098/2018, apura fraude praticada entre os anos de 2017 e 2018 no sistema de gerenciamento de abastecimento da frota municipal, com inserção de dados falsos, por meio de registros de abastecimentos fictícios dos veículos (não efetivamente realizados), em total desconformidade com a média de consumo (km rodado).

A investigação aponta que os veículos apresentavam quantidade superior a capacidade do tanque de combustível e até mesmo com combustível diferente do utilizado pelos carros oficiais.
 
Conforme o delegado da Defaz, Sylvio do Vale Ferreira Junior, a fraude tem a participação de funcionários públicos municipais, do proprietário e dos funcionários do posto de combustível credenciado e da empresa Trivale, responsável por gerenciar os abastecimentos da frota municipal de Poconé.
 
A operação busca apreender documentos e computadores que possam comprovar indícios de crimes contra a administração pública, peculato e organização criminosa contra a Prefeitura de Poconé.

Em nota, a empresa Vale Card explica que não tem ingerência sobre os beneficiários e valores creditados nos cartões, função esta que fica a cargo da empresa ou órgão público contratante. Além disto, pontua que o referido contrato encontra-se bloqueado devido ao fim do período de vigência, e não há nenhum outro contrato ativo com a Prefeitura de Poconé.

Confira a nota na íntegra:

Com relação à operação denominada "Ouro Negro", deflagrada pela Polícia Civil nesta quinta-feira (13) sobre supostas irregularidades no abastecimentos da frota de veículos da Prefeitura de Poconé (MT), a ValeCard, empresa prestadora de serviços na área de meios de pagamentos, benefícios e gestão de frotas, esclarece que não tem ingerência sobre os beneficiários e valores creditados nos cartões, função esta que fica a cargo da empresa ou órgão público contratante. A ValeCard informa ainda que, embora funcione no formato de auto-gestão, o seu sistema de pagamentos conta com uma série de mecanismos que visam coibir fraudes.

No caso em questão, a ValeCard prestou serviços à Prefeitura mato-grossense no período de 12 de junho de 2017 a 12 de junho de 2018. Atualmente, o referido contrato encontra-se bloqueado devido ao fim do período de vigência, e não há nenhum outro contrato ativo com a Prefeitura de Poconé.

A ValeCard está colaborando com as autoridades e fornecendo todas as informações e documentos solicitados.

Por fim, a empresa coloca-se à disposição para eventuais esclarecimentos.

ValeCard


Atualizada às 09h06 e às 11h55.
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