Imprimir

Notícias / Esportes

Equipes sugerem mudanças na pontuação da F-1

AE

As equipes da Fórmula 1 anunciaram nesta quinta-feira uma solicitação para a mudança da pontuação nas corridas, já a partir desta temporada. A ideia é valorizar a vitória e a briga pelo pódio: o vencedor passaria a receber 12 pontos, o segundo colocado ficaria com 9 pontos, e o terceiro colocado marcaria 7.

Hoje, o vencedor fica com 10 pontos, o segundo com 8 e o terceiro com 6. A partir dessa posição a pontuação seria a mesma atual, com 5 pontos para o quarto, 4 para o quinto e assim sucessivamente, até o oitavo colocado, que ganha 1 ponto.


"Os torcedores desejam um reconhecimento maior ao vencedor, e nosso propósito com essa ideia é justamente aumentar essa recompensa", afirmou o novo chefe da McLaren, Martin Whitmarsh. Nos últimos anos, como a diferença é menor, os pilotos passaram a valorizar mais a manutenção das posições do que a briga pela vitória.


A proposta dos chefes de equipe é um contraponto à ideia do chefe comercial da F-1, Bernie Ecclestone, publicamente rejeitada, que sugeriu a entrega de medalhas para os três primeiros colocados, como nos Jogos Olímpicos, e a adoção do número de vitórias como critério para definir os campeões.


A proposta será submetida ao Conselho Mundial da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), que se reúne em 17 de março. Se aprovada, entrará em vigor ainda nesta temporada.
Imprimir