Imprimir

Notícias / Política MT

Senado descarta decreto de armas de Bolsonaro; Veja como cada senador de MT votou

Da Redação - Carlos Gustavo Dorileo

O plenário do Senado aprovou por 47 a 28 votos, em sessão que terminou na noite desta terça-feira (18), o projeto que anula o decreto que facilitaria o porte de armas de fogo do presidente da República Jair Bolsonaro (PSL).

Leia também
Jayme cobra solução para VLT: 'obra toda bichada que já deu cadeia e vai dar mais’


Por Mato Grosso, somente a senadora Selma Arruda (PSL) votou a favor do decreto das armas. Jayme Campos (DEM) e Wellington Fagundes (PL) votaram contra.

O presidente da casa de leis, Davi Alcolumbre (DEM-AP), não votou e cinco senadores de Rondônia, Tocantins, Pará, Sergipe e do Acre não estavam presentes na sessão. 

Com a decisão do Senado, o texto seguirá para análise da Câmara dos Deputados nas próximas semanas. 

Nas redes sociais, o presidente Jair Bolsonaro lamentou a derrota e disse que espera que a Câmara dos Deputados mantenha a validade do decreto, respeitando o legítimo direito à defesa do cidadão. 

A facilitação na posse de arma é uma das bandeiras da campanha do presidente, eleito no fim de 2018. 

O primeiro decreto sobre armas e munições foi assinado em 7 de maio. Desde então, foi alvo de questionamentos na Justiça e no Congresso Nacional.

Diante da polêmica em torno do assunto, Bolsonaro recuou e, em 22 de maio, assinou um outro decreto sobre o tema. A medida também se tornou alvo de contestações.

Confira abaixo quem já tinha e quem passaria a ter direito:   

Imprimir