Imprimir

Notícias / Educação

Fies abre vagas para mais de 46 mil bolsas a juros zero; 843 só em Mato Grosso

Da Redação - Thaís Fávaro

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) divulgou essa semana que a segunda edição do programa para 2019 possui 46.600 vagas a juro zero para os alunos que quiserem concorrer a uma vaga em curso superior presencial em instituições de ensino privadas do país. As inscrições seguem até às 23h59 do dia 1º de julho através do site. Em Mato Grosso estão disponíveis 843 vagas. Os candidatos precisam ter feito pelo menos uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir de 2010, e ter alcançado média igual ou superior a 450 pontos nas questões e nota superior a zero na redação.
 
Leia mais
Caixa Prorroga prazo para aditamento de renovação de contratos do novo FIES

Entre as condições, é necessário possuir renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até três salários mínimos, além de estar matriculado em um curso superior cadastrado no programa e que seja reconhecido pelo Ministério da Educação. Candidatos inadimplentes ou que já tenham sido contemplados anteriormente não podem participar.

O resultado do processo seletivo sairá no site do Fies, em 9 de julho, em chamada única. Quem não for selecionado, constará na lista de espera e poderá preencher vagas eventualmente não ocupadas. Essa etapa vai ocorrer de 15 a 23 de julho.

Em 2019, o Fies disponibiliza 100 mil vagas para cursos superiores. Na edição do primeiro semestre, foram ofertadas 53.400 oportunidades, 43.606 já estão contratados fechados e quase 10 mil em processo de contratação. Já no segundo semestre, o número de vagas ofertadas teve um aumento de quase 20%, sendo 46,6 mil em 2019, contra 39 mil em 2018.

P-Fies 

Enquanto o Fies oferece financiamento a juros zero para quem possui até três salários mínimos, a modalidade P-Fies é uma forma de contemplar pessoas com juros variáveis que recebem até cinco salários mínimos. As condições de financiamento são definidas pela instituição de ensino e o banco.O P-Fies conta apenas com chamada única, ou seja, não tem lista de espera. O resultado, assim como o Fies, ficará disponível em 9 de julho.
Imprimir