Imprimir

Notícias / Política MT

Com 60 mil processos parados, Mendes inaugura novo espaço e quer fazer 5 mil análises do CAR por mês

Da Redação - Isabela Mercuri

Quase um ano após ter estourado a Operação Polygunum, que investigava fraudes em Cadastros Rurais Ambientais (CAR) da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), o governador Mauro Mendes (DEM) inaugurou, na manhã desta segunda-feira (8), um novo espaço que vai abrigar cerca de 50 analistas ambientais, contratados para acelerar as análises do CAR. A criação do novo espaço foi feita em parceria com o Ministério Público e, de acordo com o governador  a ideia é fazer de 4 a 5 mil análises por mês.

Leia também:
Economista explica porque minirreforma de Mendes pode se tornar inconstitucional

“Hoje temos mais de 60 mil [processos] na fila aguardando”, afirmou Mauro. “Em 2018 foram analisados aproximadamente 2 mil unidades, e se mantivéssemos a mesma performance do ano de 2018, levaríamos 30 anos para terminar este trabalho. Com apoio incondicional do Ministério Público, com excelente trabalho da nossa Secretaria de Meio Ambiente, estamos inaugurando a nova unidade, teremos 60 profissionais, queremos produzir de 4 a 5 mil análises por mês, vai depender da qualidade desse material – poderão ser analisados em primeira ou em segunda analise, e nós com isso vamos destravar, permitir que esses produtores rurais possam ter, o mais rapidamente possível, o seu cadastro ambiental rural validado pelo nosso órgão. Isso vai gerar empregos, vai permitir o crescimento de muitos desses setores, que é bom para o setor produtivo, mas que é muito bom para o estado de Mato Grosso”, disse.

Segundo a secretária da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Mauren Lazzaretti, foi necessário um grande trabalho não só para selecionar os profissionais, mas também para melhorar a imagem da pasta. “O caminho foi muito longo. Iniciamos a gestão num momento de extrema fragilidade institucional, e precisávamos ser audaciosos nas soluções que iríamos implementar. Mudar a realidade do Estado no antro da regularização ambiental nesses novos lugares parecia uma tarefa quase impossível. Não só pelo passivo, de mais de 50 mil processos dependendo de análise, quanto pela deficiência de estrutura e a necessidade identificada na Operação Polygunum, de mudarmos o procedimento”.

A parceria com o Ministério Público deu-se principalmente com este propósito. “Quando eu fui prefeito de Cuiabá eu aprendi a trabalhar com o Ministério Público. Ao invés de ficar reclamando, ficar satanizando, dizendo que eles querem meter o bedelho em tudo, eu assumi uma postura mais proativa. Levo a eles os problemas de maneira honesta, transparente, e construo junto com eles as soluções”, comentou o governador.

O promotor de justiça Marcelo Caetano Vachiano, que também esteve presente na inauguração, reafirmou a qualidade do processo de seleção dos analistas. “Esse é um dos desdobramentos do termo de compromisso ambiental firmado com o estado de Mato Grosso, o governador abriu a semana do Ministério Público, se comprometeu a não deixar entrar pessoas não qualificadas dentro do órgão ambiental”, disse. “Temos a confiança que são pessoas qualificadas, mas além da qualificação, precisamos de produção de qualidade. Precisamos de números também. Então, além da análise correta da qualificação, será feita também do que for produzido. Se for preciso substituir analista, poderemos substituir”, finalizou.
Imprimir