Imprimir

Notícias / Cidades

Santa Casa pode ser reaberta a partir da próxima semana após conclusão de reforma

Da Redação - Fabiana Mendes

Com novo nome, o Hospital Estadual Santa Casa poderá ser reaberto a partir do dia 18 de julho, quando serão concluídos os trabalhos de readequação e reforma predial. Por dívidas com fornecedores e funcionários, os atendimentos deixaram de ser realizados desde o dia 11 de março.  As informações foram confirmadas pelo secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, que acompanha diariamente o processo. 

Leia mais:
Governo repassa parcela para pagamento de salários da Santa Casa e investe R$ 1,5 mi em reformas

“As intervenções necessárias e as providências legais para colocar em funcionamento o hospital com 242 leitos, e que tem na sua vocação a alta complexidade em Saúde, serão finalizadas até o dia 18 deste mês”, afirmou Gilberto.

Além disso, o gestor revelou que o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, estará presente na solenidade de abertura da unidade. Após a inauguração, é necessário um prazo de dois dias para cumprir os procedimentos desinfecção.

“Nós aguardamos o governador agendar uma data com o ministro, pois ele faz questão de estar presente quando nós reabrirmos as portas. A partir do dia 18, nós estaremos em condições de fazer a inauguração e, após dois dias do evento, iremos colocar a unidade em funcionamento. Precisamos deste tempo para desinfecção de áreas estratégicas, como é o caso do Centro Cirúrgico e da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para começar a receber os primeiros pacientes”.



O hospital iniciará suas atividades com atendimentos cirúrgicos, oncológicos e nefrológicos. A equipe de regulação do Estado já iniciou o processo de planejamento para realização das primeiras cirurgias. Além disso, as UTIs já estarão com 100% da sua capacidade em operação.
 
O gestor afirmou que “além de tudo aquilo que já era previsto para ser feito na área da alta complexidade, serão realizadas em torno de 180 cirurgias por mês, de média e baixa complexidade”.
 
Para realizar os trabalhos de readequação na estrutura, como pintura, troca de piso, manutenção do telhado, manutenção elétrica e hidráulica, o Governo já investiu aproximadamente R$ 2 milhões. Foram repaginadas as alas das UTIs, da pediatria, da cozinha, da recepção e da administração.
 
O hospital contará com 10 leitos de UTI pediátrica, 10 leitos de UTI adulto, 10 leitos de UTI neonatal, 33 leitos de pediatria clínica, 27 leitos de pediatria cirúrgica e 22 leitos exclusivos para o Pronto-Atendimento Infantil. Apenas o setor pediátrico engloba 101 leitos da unidade – isto é, a pediatria abrange mais de 40% da totalidade de leitos do Hospital Estadual Santa Casa.
 
Relembre o caso
 
Após uma grave crise financeira, o hospital mantido pela Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá – mais antiga unidade de saúde da Capital – fechou as portas no dia 11 março deste ano, ocasião em que deixou de prestar atendimentos de saúde à população mato-grossense.

Diante situação, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), decretou, no dia 2 de maio, a requisição administrativa dos bens e serviços da Santa Casa de Misericórdia, assumindo o controle da unidade com objetivo de assegurar os atendimentos de média e alta complexidade aos cidadãos que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS).
 
Durante o processo de estudo e avaliação do prédio, a equipe da SES-MT constatou que algumas readequações precisavam ser feitas para atender às normas estabelecidas pela Vigilância Sanitária.


 
A última reforma realizada na unidade aconteceu em 2017. Diversas intervenções foram necessárias: troca de piso, pintura, manutenção do telhado e da rede elétrica e revitalização das alas da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), da cozinha, do refeitório, da recepção e do setor administrativo.
 
Imprimir