Imprimir

Notícias / Cidades

PF cumpre 64 mandados contra envolvidos em esquema de desmatamento que movimentou R$ 80 milhões

Da Redação - Wesley Santiago

A Polícia Federal deflagrou, nesta sexta-feira (12), a ‘Operação Florestas de Papel’, com o objetivo de desmantelar um esquema de desmatamento ilegal que movimentou pelo menos R$ 80 milhões. Os mandados de prisão e busca e apreensão são cumpridos em Mato Grosso e outros quatro Estados. No total, são 150 agentes envolvidos na ação.

Leia mais:
PF prende dupla em hotel com 110 quilos de cocaína trazidos da Bolívia
 
No total, são cumpridos oito mandados de prisão, 56 de busca e apreensão e quatro de suspensão de atividades econômicas. Os mandados foram expedidos pela 4ª Vara da Seção Judiciária de Roraima.
 
As ordens judiciais são cumpridas nos seguintes Estados: Mato Grosso, Roraima, Amazonas, Maranhão e Pará.
 
O esquema alvo da operação envolve ao menos 22 madeireiras que cometeram as irregularidades entre 2014 e 2017, principalmente no Sul de Roraima.
 
"A PF identificou mais de 91.000 metros cúbicos de madeira serrada que teriam sido “regularizadas” mediante fraude. Convertidas em toras de madeira, este quantitativo se aproxima de 260.000 metros cúbicos, ou 120.000 toras, o suficiente para carregar aproximadamente 8 mil caminhões", detalhou o órgão.
 
Dentre as espécies desmatadas encontravam-se Ipês, Cedros, Maçarandubas, Aroeiras e Jacarandás, dentre outras. No mercado, o valor das madeiras envolvidas na fraude poderia chegar a quase 80 milhões de reais. (Com informações do G1/RR)
Imprimir