Imprimir

Notícias / Agronegócios

Comissão especial da Câmara avaliará impactos da crise no agronegócio

AE

Deputados que integram uma comissão especial da Câmara começarão nos próximos dias a avaliar os impactos da crise econômica na agricultura. A comissão é uma das cinco criadas pelo presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), para debater os efeitos da crise sobre a economia brasileira. Hoje, o deputado Lelo Coimbra (PMDB-ES) foi eleito o presidente da comissão. Para os cargos de 1º, 2º e 3º vice-presidentes foram eleitos, respectivamente, os deputados Luiz Carlos Heinze (PP-RS), Onyx Lorenzoni (PFL-RS) e Beto Faro (PT-PA). Já o deputado Abelardo Lupion (DEM-PR) foi designado relator. 

Os deputados querem se reunir três vezes por semana para estudar o assunto. Não foi definida uma data para a conclusão dos trabalhos, mas o deputado Heinze disse que um diagnóstico setorial deve estar pronto num prazo de 15 dias. A partir desse relatório, disse o deputado, serão apresentadas propostas ao Executivo.

Lupion informou que vai sugerir a realização de audiências públicas para fazer uma radiografia da crise em nível mundial. Ele disse que devem ser convidados o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, e os ministros de Relações Exteriores, Celso Amorim, e da Agricultura, Reinhold Stephanes.

Na próxima terça-feira, os deputados querem ouvir o ex-secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura e professor de economia da Universidade de São Paulo (USP), Guilherme Dias. Já na quarta-feira o economista Eduardo Giannetti da Fonseca debaterá com os deputados.
Imprimir