Imprimir

Notícias / Política MT

Mauro Mendes promete concluir pagamentos e obras deixadas por Taques até final de 2019

Da Redação - Érika Oliveira

O governador Mauro Mendes (DEM) anunciou nesta semana que os 11 meses de repasses em atraso na Saúde aos municípios, herdados do ex-governador Pedro Taques (PSDB), serão quitados até o final de 2019. O governador garantiu também a entrega de algumas obras remanescentes da Copa do Mundo de Futebol de 2014, entre elas o Centro Oficial de Treinamento da Universidade Federal de Mato Grosso (COT da UFMT) e as obras nos córregos do Barbado e Oito de Abril.

Leia mais:
VLT: 20% do tempo estimado de duração dos vagões já foi consumido com eles parados sob sol e chuva

“São 114 obras que demos início ou reinício a partir de março, quando terminou o período de chuva. Isso gerou um impacto muito positivo em algumas regiões, porque atinge praticamente 93 municípios. Aqui em Cuiabá, por exemplo, retomamos a obra do COT da UFMT que já está com cerca de 90% de execução e em dois meses devemos finalizar. Retomamos também a obra do Córrego do Barbado, que liga a Fernando Correa com a Arquimedes Pereira Lima - a chamada Estrada do Moinho. Retomamos a Oito de Abril também e estamos dando continuidade a obra da Estrada da Guia”, explicou o governador, em entrevista à Rádio Capital FM.

“Eu fiz um compromisso com os prefeitos que até o ano que vem nós vamos saldar 100% [repasses da Saúde]. Manter em dia o da nossa administração e saldar a dívida que foi deixada pelo Governo anterior. Tudo isso foi feito em cima da economia, da gestão”, completou.

Mauro Mendes não precisou o valor do passivo na área da Saúde, tendo em vista que segundo ele mesmo uma parte destes recursos já foi aportada. No último apurado apresentado pela Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), somente na Saúde, o Estado devia R$ 184,2 milhões, em atrasos de 2018, 2017 e 2016.

“Tinha 11 meses de atraso. Em 2018 foi pago apenas o mês de janeiro. O teto MAC (média e alta complexidade) estava com 6 meses de atraso. Então, tudo isso gerou um grande estresse, uma grande dificuldade aos prefeitos. Esse ano, primeiro que estamos em dia na atenção básica, e aquele atrasado do ano passado, em alguns programas, já conseguimos atualizar”, adiantou.

Obras da Copa

Das obras mencionadas pelo governador para serem entregues ainda este ano, somente o COT da UFMT tem uma data estimada. A execução do projeto chegou a 90% ainda na gestão passada, sob a supervisão do então secretário de Cidades, Wilson Santos (PSDB).

A obra havia sido retomada em abril de 2017 e teve um aditivo de R$ 17 milhões em seu orçamento. A expectativa era de que o COT fosse entregue ainda naquele ano, mas o Centro permanece fechado até hoje.

“Córrego do Barbado, Oito de Abril, COT da UFMT. Tem muita coisa pra fazer, mas não existe varinha de condão, é trabalho sério, honesto, contar com equipe e é com essa turma que estamos dando jeito, arrumando a casa e consertando o Estado”, pontuou Mauro Mendes.
Imprimir