Imprimir

Notícias / Cidades

Após 75 dias, professores encerram greve e retomam atividades na próxima semana

Da Redação - Fabiana Mendes e José Lucas Salvani

Após 75 dias de greve, os profissionais da rede estadual de Educação decidiram, em assembleia realizada na tarde desta sexta-feira (9), pelo fim da greve e o retorno das atividades escolares em 757 unidades já na próxima quarta-feira (14). Hoje, a rede estadual atende a 392 mil alunos. 

Na última segunda-feira (5), o Governo do Estado encaminhou o que classificou como a 'última proposta' para a categoria. Na mesma data, Mauro Mendes afirmou que a Procuradoria Geral do Estado já possuia respaldo jurídico para abrir procedimento de exclusão dos profissionais em greve, considerando que o movimento foi considerado ilegal (em 30 de julho) e o corte de ponto desde a data de 27 de maio (data de início da paralisação).

Leia mais:
Sintep recorre por direito à greve e alega que Estado não pode se recusar a cumprir lei

"É uma greve que foi suspensa, com uma série de pontos a serem superados e conversados com o Governo aqui do estado. Depois desses dias todos de greve, a categoria se mostrou bastante heróica em fazer esse movimento, resistir mesmo com a questão do corte de ponto, sem o apoio devido do poder judiciário, tanto que entendeu que é o momento de dar uma segurada para constituirmos um novo processo de resistência no próximo período", disse o presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), Valdeir Pereira. 

"A greve está suspensa, mas não quer dizer que a luta terminou aqui no Estado de Mato Grosso, mesmo porque o ponto principal da Lei 510, não houve um posicionamento efetivo do Governo do Estado. A categoria reafirma que caso o Governo não integralize ou apresente uma proposta até a próxima data base do ano de 2020, nos poderemos ter uma nova greve", acrescentou. 

O movimento nasceu embasado na cobrança de pagamento da Revisão Geral Anual até a próxima data base, em maio de 2020, bem como, a recuperação das perdas salariais, desde maio de 2019. Os profissionais também cobram a realização de melhorias estruturais em unidades. 

Mesmo com a aprovação do projeto que convalida incentivos fiscais amplamente defendida pelo Executivo, Mauro Mendes declarou à imprensa que sem uma mudança no atual cenário e com a folha ainda extrapolando o limite da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), não existe ‘saída’.  Atualmente, Mato Grosso emprega 58% do que arrecada para a quitação da folha salarial, quando o limite é de 49%.



*Atualizada às 16h57 e às 17h14
Imprimir