Imprimir

Notícias / Política MT

Ex-ministro de Lula defende que PT se una a partidos de esquerda para disputar Prefeitura de Cuiabá

Da Redação - Carlos Gustavo Dorileo

Cotado para ser o candidato do Partido dos Trabalhadores à prefeitura de Belo Horizonte (MG) em 2020, o deputado federal Patrus Ananias (PT-MG), em visita a Cuiabá nesta segunda-feira (12), defendeu que a sigla seja protagonista em Mato Grosso no processo eleitoral do ano que vem e faça composições com partidos de esquerda para ter uma candidatura forte para disputar a Prefeitura da capital.

Leia também
Cotado para eleições em 2020, Gallo garante que não será candidato: ‘Estou focado na Sefaz’


Uma das maiores lideranças do PT em Minas Gerais, o parlamentar já foi vereador e prefeito de Belo Horizonte (MG), além de atuar como ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome durante o Governo do ex-presidente Lula (PT) e como ministro do Desenvolvimento Agrário no Governo de Dilma Rousseff (PT).

Em Cuiabá, para participar do lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Agricultura Familiar e da Regularização Fundiária da Assembleia Legislativa, o deputado mineiro disse ao Olhar Direto que os líderes do PT em Mato Grosso devem iniciar o diálogo com os outros partidos com ideais semelhantes, além de ouvir a sociedade como um todo para criar uma candidatura forte para prefeitura.

“Eu penso que o PT deve estar atento e participar deste processo, mas trabalho também muito na perspectiva da união das forças de esquerda, o que nós chamamos o campo democrático popular das forças progressista, que são aqueles que têm efetivamente compromisso com o povo brasileiro, que integram a questão econômica, com a questão social e com  questão ambiental”, afirmou o deputado.

“Neste sentido é fundamental que nós busquemos interrupção e sempre que possível caminharmos juntos, fazendo frentes com os partidos que têm somado conosco no Congresso, que são o Psol, PCdoB, o PSB e o PDT, além de lideranças e militantes de outros partidos. Considero fundamental também buscarmos alianças nos movimentos sociais urbanos e rurais, buscarmos um diálogo mais profundo com as universidades, com as escolas, com as igrejas efetivamente comprometidas com a vida”, avaliou.

O PT em Mato Grosso, presidido pelo deputado estadual Valdir Barranco já garantiu que pretende ter candidatura própria em Cuiabá, assim como nas principais cidades do Estado.

Atualmente, o PT tem em Mato Grosso conta apenas com os prefeitos Altir Peruzzo em Juína e Mabel Milanezi em Castanheira. O partido também tem 38 vereadores em seu quadro de filiados - nenhum deles em Cuiabá.
Imprimir