Imprimir

Notícias / Cidades

Incêndio se espalha por 30 km e fecha ponto turístico em Chapada dos Guimarães

Da Redação - Wesley Santiago

O incêndio no Parque Nacional de Chapada dos Guimarães (64 quilômetros de Cuiabá), que começou na última sexta-feira (09), continua a devastar a região. As chamas já percorreram 30 quilômetros e também provocaram o fechamento de pontos turísticos do local. Quatro frentes de trabalho foram instaladas para tentar conter os estragos.

Leia mais:
Fogo consome Parque Nacional de Chapada dos Guimarães há cinco dias e já percorreu 15 km
 
Desde 09 de agosto, o incêndio se instalou no parque. Porém, as chamas começaram nas proximidades do distrito de Água Fria, na zona rural de Chapada dos Guimarães. Desde o sábado, o atrativo Cidade de Pedra foi fechado para segurança dos visitantes. Em 12 de agosto, também foi preciso fechar o Vale do Rio Claro.
 
O fogo já percorreu 30 quilômetros, segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que tem uma brigada atuando junto a equipes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Corpo de Bombeiros. No total, mais de 7% do parque já foi afetado.


 
O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães é Unidade de Conservação Federal com 33 mil hectares, localizada nos municípios de Cuiabá e Chapada dos Guimarães, MT. Criado em abril de 1989, o parque protege amostras significativas dos ecossistemas locais e assegura a preservação dos recursos naturais e sítios arqueológicos existentes, proporcionando uso adequado para visitação, educação e pesquisa.
 
O ICMBio – Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade é autarquia federal vinculada ao Ministério do Meio Ambiente, responsável pela administração, proteção e fiscalização das Unidades de Conservação da União.

Vale lembrar que o período proibitivo começou no dia 15 de julho e deve seguir até o dia 15 de setembro, podendo ser prorrogado. De janeiro a 7 agosto deste ano, Mato Grosso registrou 9.879 focos de calor.

Isso significa um aumento de 51% em comparação com o mesmo período do ano passado, quando foram houve 6.529 registros, conforme consulta no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
Imprimir