Imprimir

Notícias / Educação

Senado aprova criação da Universidade Federal da Fronteira Sul

Terra

O Senado Federal aprovou nesta terça-feira, por uninimidade, a criação da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). A proposição ainda será avaliada pelo Plenário da Casa, antes de seguir para sanção presidencial. As informações são da Agência Senado.

A senadora Ideli Salvatti (PT-SC), que relatou favoravelmente a proposta, informou que a medida vai beneficiar os estudantes de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.

No Rio Grande do Sul, de acordo com o site da Assembleia Legislativa do Estado, o presidente da Casa, Ivar Pavan (PT), ocupou a tribuna nesta tarde durante sessão plenária para registrar o fato. "Hoje podemos comemorar esta bela conquista para todo o Rio Grande do Sul. Seguramente é uma das maiores conquistas em matéria de obra pública da região Norte do estado", afirmou o parlamentar, que integra a coordenação do Movimento Pró-universidade.

UFFS

A Universidade Federal da Fronteira Sul começará a funcionar em 2010 com 2.160 alunos que serão selecionados pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e pela política de ações afirmativas.

Os campi serão em Santa Catarina (Chapecó), Paraná (Realeza e Laranjeiras do Sul) e Rio Grande do Sul (Erechim e Cerro Largo). Em conjunto, a instituição atenderá 396 municípios, beneficiará cerca de 3,7 milhões de habitantes e a intenção é somar 10 mil vagas em até quatro anos.
Imprimir